-->Hemorroidas na Gravidez - Causas e Medidas Preventivas - Educar Saúde

Hemorroidas na Gravidez – Causas e Medidas Preventivas

Publicado em 30/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

As hemorroidas são varizes das veias hemorróidas. Quando uma mulher está gravida estas podem aparecer ou agravar-se se já existirem, devido fundamentalmente a uma série de condições próprias da gravidez.

Em primeiro lugar, a acção de algumas hormonas como a progesterona, que circula em grandes quantidades pelo sangue, provoca uma certa retenção da circulação venosa e uma dilatação das veias. Além disso, durante a gestação, aumenta o volume sanguíneo.

Outras Causas

Outro fator é a pressão que o útero exerce no interior do abdómen: à medida que cresce torna-se mais difícil o retorno do sangue desde as pernas e as partes inferiores da pélvis até ao coração.

A tendência para a prisão de ventre também influencia, da mesma maneira que a força que a grávida por vezes tem de fazer na sanita. Nestas ocasiões chegam a produzir uma trombose (um coágulo) nas hemorroidas.

Medidas preventivas

Para prevenir estes dolorosos problemas é recomendável que a mulher, tenha ou não hemorroidas, evite permanecer parada quando estiver em pé.

Pode andar, e não deve estar quieta durante muito tempo. Além disso, deve manter uma dieta rica em frutas e vegetais para evitar a prisão de ventre.

As hemorroidas costumam melhorar com repouso na cama, banhos localizados, algumas colheres de marmelada e outros alimentos amaciadores das fezes, supositórios e pomadas específicas.

As hemorroidas internas que permanecem fora do ânus durante muito tempo devem operar-se depois do parto.

As externas com trombose aguda têm de abrir-se para extrair o coágulo. Mas toda a intervenção é contra-indicada enquanto houver inflamação no ânus.

Caminhar muito e comer uma dieta rica em frutas e verduras pode evitar que se agravem as hemorroidas durante a gestação.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120