-->Hepatite A em crianças - Prevenção - Educar Saúde

Hepatite A em crianças – Prevenção

Publicado em 07/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Hepatite A afeta crianças – Previna o seu filho

Altamente contagiosa, a Hepatite é uma doença aguda do fígado, causada por vírus e diretamente relacionada aos hábitos de higiene. A ingestão de água e alimentos contaminados é a principal forma de contágio (via fecal-oral), podendo ocorrer surtos em condomínios inteiros, quando por exemplo , a caixa d’água é contaminada.

A comida preparada por uma pessoa infectada que não lave as mãos adequadamente após ir ao banheiro é um importante modo de transmissão. O vírus é muito resistente, podendo sobreviver em um pedaço de bolo por mais de três dias e nos dedos da mão por até 4 horas. Para inativá-lo, é necessário cozinhar os alimentos contaminados por 20 minutos em panela de pressão.

A doença é comum em berçários, creches e na pré-escola, uma vez que as crianças ainda não incorporaram os hábitos de higiene. A transmissão pode acontecer, sem que se perceba, em locais de trabalho, praias, clubes, hospitais e escolas.

PREVENÇÃO

Medidas fundamentais de higiene, como lavar bem as mãos e os alimentos, comer apenas em locais “confiáveis”, beber somente água filtrada ou fervida, não nadar em água suja, diminuem muito o risco de infecção. Uma importante arma para se proteger contra a Hepatite A é a vacinação, que tem eficácia de 100%, sendo que a proteção se inicia duas semanas após a administração, mantendo-se por 10 anos após a dose de reforço.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.