-->Hepatite A - Sintomas - Educar Saúde

Hepatite A – Sintomas

Publicado em 16/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Quais são os sintomas da Hepatite A? Como evolui?

Após o contágio, há um período silencioso, designado por período de incubação, de duração variável ( 30 dias, em média), que culmina com o aparecimento dos primeiros sintomas, que se assemelham muito aos de uma gripe.

Primeiros sintomas:

febre
mal estar
falta de forças
náuseas
dores de barriga.

Só depois é que surge a icterícia. E é o aparecimento da icterícia que chama a atenção do médico para o facto de poder tratar-se de uma doença do fígado, em geral, e de uma hepatite, em particular. Finalmente, na grande maioria dos casos, os sintomas regridem progressivamente até à cura, que traz consigo a imunidade definitiva para a doença.

Publicidade

Deve, contudo, realçar-se que na maioria das crianças, mas também nalguns adultos, a hepatite A é uma doença que passa despercebida, na medida em que cursa sem quaisquer sintomas ou, quando muito, com sintomas que se assemelham aos de uma gripe banal. Em contrapartida, embora raramente, a hepatite A pode ser fatal e ter, inclusivamente, uma evolução fulminante, ou seja, decorrerem apenas alguns dias entre o aparecimento dos primeiros sintomas e a morte.

A gravidade da hepatite A aumenta com a idade. Não são só os sintomas que são mais frequentes e mais intensos nos adultos que nas crianças, mas, também, de acordo com dados estatísticos publicados nos EUA, a mortalidade nas crianças é de 0.1% enquanto nos adultos com mais de 40 anos atinge cerca de 2%.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade