-->Hepatite A - Transmissão - Educar Saúde

Hepatite A – Transmissão

Publicado em 16/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Como se transmite a Hepatite A ?

A hepatite A pode contrair-se, por exemplo, bebendo água não potável ou comendo determinados alimentos crus ou pouco cozinhados (saladas, morangos, ameijoas e berbigão, por exemplo). Os cubos de gelo feitos a partir de água contaminada também podem ser fontes de infecção, uma vez que o vírus é extremamente resistente ao frio.

Contudo, na grande maioria dos casos, o contágio dá-se através do contacto directo com uma pessoa infectada. Nestas circunstâncias é importante saber que, na hepatite A, o vírus é eliminado nas fezes, ainda durante o período de incubação que é, em média, de 30 dias, e durante o período que antecede o aparecimento da icterícia. O contágio dá-se, assim, muitas vezes antes da hepatite A poder ser detectada.

As crianças têm um papel preponderante na transmissão da hepatite A, não só porque têm muitas vezes doença que passa despercebida, mas também porque eliminam grandes quantidades de vírus, durante mais tempo que os adultos.

A transmissão por via sexual é rara e pressupõe contacto anal – oral.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.