-->Hepatite C e Amamentação - Educar Saúde

Hepatite C e Amamentação

Publicado em 26/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A hepatite C e a amamentação são uma combinação que, durante muito tempo, se estimou poder ser eventualmente problemática. Nesse sentido, a amamentação de mães que possuíssem hepatite C era desaconselhada.

No entanto, entretanto com os avanços ao nível da investigação foi-se chegando a conclusões mais animadoras.

De facto, o vírus da hepatite C aparece no leite materno. Contudo, a quantidade do vírus presente no leite não é suficiente para que o bebê possa ser contaminado. Assim sendo, a amamentação poderá continuar a ser feita sem que haja algum problema aparente para o bebê.

Contudo, em bebês que possuam HIV, poderá ser recomendado que a amamentação não seja feita. Isto justifica-se pelo facto de o sistema imunitário do bebê estar nestas situações se encontrar enfraquecido, e por isso este fica mais susceptível de ser infectado por diferentes vírus.

Caso a mãe esteja a fazer tratamentos contra o vírus da hepatite C recorrendo a alguns tipos de medicamentos, não deverá fazer a amamentação. Caso se encontre a realizar tratamentos com alguma medicação deverá primeiro consultar o seu médico no sentido de averiguar se existe algum tipo de incompatibilidade.

Alguns medicamentos poderão por em causa o sistema renal do bebê, dado que este ainda não se encontra preparado para filtrar algumas substâncias.

As mulheres que sejam portadoras do vírus da hepatite A poderão continuar a amamentar sem qualquer problema, mas as mulheres portadoras do vírus da hepatite B apenas deverão amamentar depois de deixarem de tomar a medicação.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook