Hidratante natural

pH – Protector e hidratante :

O pH varia dependendo da zona organismo, sexo e do tipo de pele de cada pessoa. No entanto, é um dos protectores naturais contra as agressões externas e bacteriológicas. Actualmente, encontramos referência ao pH em todos os rótulos de produtos cosméticos e de higiene, até mesmo noutros desde que tenham de entrar em contacto com a nossa pele. Mas sabe qual a sua importância e o seu significado?

Potencial (em iões) hidrogénio é o que quer dizer pH. Este símbolo exprime a acidez ou alcalinidade de uma solução. Um pH igual a 7 é neutro, de 7 a 1 é progressivamente mais ácido e de 7 a 14 é progressivamente alcalino.

No caso da pele indica o grau de acidez da camada superficial protectora da epiderme e age como um hidratante natural, que é formado por gordura. Esta camada hidrolipídica, hidro de água e lípido de gordura, tem como objectivo proteger a pele da evaporação excessiva, manter a lubrificação e protegê-la contra as agressões dos agentes externos e bacteriológicos.

Para o funcionamento eficaz deste protector e hidratante natural deve existir um equilíbrio das glândulas sudoríparas e sebáceas que é medido pelo grau de acidez à superfície da pele, ou seja, pelo pH. O índice do pH humano oscila entre os 4,5, já considerado ácido, e os 6,5, com pouca acidez. Esta variação depende da zona organismo, sexo e do tipo de pele de cada pessoa.