-->Higiene dos Genitais nas Meninas - Educar Saúde

Higiene dos Genitais nas Meninas

Publicado em 24/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A higiene da zona genital é algo que é importante um pouco em todas as idades e sexos, porque é uma zona especialmente sensível e especialmente exposta a agentes agressores externos.

Deste modo, é fundamental que logo desde os primeiros passos da vida de um bebé a sua higiene genital seja mantida da forma mais cuidada possível.

No caso das meninas, esta higiene poderá ter que ser ainda mais cuidada, devido ao facto de o órgão genital feminino estar ainda mais exposto a agressões e carecer de tantas protecções como o órgão genital masculino tem.

Tal como nos meninos, a limpeza da zona genital deve ser feita durante o banho, mas também e fundamentalmente durante as mudas de fralda. Nestas mudas de fralda, deveremos utilizar toalhitas especiais ou algodão humedecido para limpar a zona genital.

Nas meninas, é fundamental que saibamos que a limpeza da sua zona genital deverá sempre ser feita da frente para trás, isto é, da zona do umbigo em direcção à zona do ânus. Isto é feito precisamente para evitar que resíduos ou microorganismos que se encontrem na zona do ânus se possam espalhar e proliferar para a zona da vagina.

O interior da vagina propriamente dito nunca deverá ser limpo, devendo a limpeza centrar-se nos lábios exteriores.

A limpeza deverá ser cuidadosa e meticulosa mas não devemos exagerar. Isto significa que uma limpeza excessiva poderá também ser prejudicial, porque irá criar maiores fragilidades na pele desta zona genital.

Também nas meninas existem pomadas especificamente desenhadas para evitar infecções e para hidratas a pele na zona genital, que poderemos encontrar facilmente em farmácias ou que podem ser prescritas pelo pediatra.

Em qualquer dos casos, deveremos sempre seguir a posologia que nos for indicada e certificarmo-nos que não existe nenhuma incompatibilidade com outro tipo de pomadas ou com potenciais alergias que o bebé possa ter.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook