-->Higiene dos Genitais nos Meninos - Educar Saúde

Higiene dos Genitais nos Meninos

Publicado em 24/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A zona genital do corpo humano é uma das zonas mais sensíveis e importantes do corpo humano, pois é uma zona que pode estar exposta a alguma sujidade e acumulação de bactérias, devido à expulsão de fezes.

Para além disso, é uma zona que está especialmente exposta à agressão de agentes exteriores. Por outro lado, a infecção da zona genital poderá ter consequências muito incómodas e até potencialmente graves.

Assim sendo, é muito importante que logo desde a idade mais jovem de uma criança, a higiene da zona genital seja mantida com o maior cuidado, para evitar problemas ou infecções.

Esta zona deve ser lavada a todos os banhos que o bebé tomar, com especial cuidado.

Para além disso, aquando da muda de fralda, é normal que o bebé tenha acumulado sujidade ou vestígios de dejectos. Nesta fase, deveremos utilizar um algodão ou toalhitas especiais humedecidas com água para limpar a zona genital.

No caso dos meninos, a limpeza feita deve ser sempre externa. Isto significa que não devemos puxar a pele que cobre a zona da grande (o prepúcio). Isto porque é uma zona muito sensível e ao puxar o prepúcio podemos estar a expor a agentes agressores a zona genital do bebé, para além de que podemos rasgar a ligação do prepúcio, o que poderá causar problemas futuros graves. Esta zona deverá ser observada apenas pelo médico nos primeiros tempos de vida do bebé.

A limpeza da zona genital, sendo importante, não deve ser também exagerada, sob pena de desgastar a pele e poder criar pequenas lesões.

É ainda aconselhada a aplicação de pomadas especificamente concebidas para o efeito na zona genital do menino, seguindo sempre a posologia que vem indicada na pomada ou a posologia que seja eventualmente indicada por um pediatra. Não devemos aplicar pomadas deste género sem ter um bom conhecimento desta posologia e dos seus efeitos colaterais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook