Higiêne Íntima nos Bebês

A pele do bebê é frágil e sensível, e como tal, necessita de cuidados específicos. Além dos cuidados com a pele, é importante igualmente a higiêne íntima nos bebês.

Lavar cuidadosamente e frequentemente as partes íntimas do bebê é fundamental para manter a sua pele livre de assaduras, mas também, para prevenir infeções e inflamações.

Higiêne Íntima nos Bebês – assaduras

Quanto às assaduras, é importante fazer uma higiêne íntima nos bebês cuidada, de modo a impedir o contato da sua pele com a urina e fezes, e dessa forma, prevenir o seu aparecimento.

Quanto às pomadas para assaduras, os pediatras recomendam que sejam apenas usadas quando elas ocorrerem. As pomadas para assaduras são cremes de tratamento e não preventivos.

Quanto ao uso de produtos preventivos das assaduras, é importante evitar lenços humedecidos e pó de talco. Apesar de muitas mães os usarem, na realidade estes produtos possuem substâncias que agridem a pele sensível do bebê.

Há no entanto cremes apropriados para a prevenção de assaduras, que pode usar diariamente.

Quando aos cuidados básicos da higiêne íntima nos bebês, de modo a prevenir o aparecimento de assaduras no bebê, deve limpar bem a zona do rabinho e partes íntimas com um algodão e água morna, após a retirada da fralda, secando bem antes de colocar nova fralda.

Higiêne íntima nos bebês – infecções

Os cuidados com a higiêne íntima nos bebês não se limitam à prevenção de assaduras. Se as partes íntimas não forem corretamente limpas, pode haver contaminação das vias genitais com micróbios vindos nas fezes, que poderão causar infeções, especialmente nas meninas.

Dessa forma, é fundamental haver certos cuidados na limpeza na muda de fralda, mas principalmente no banho. Durante o banho as partes genitais devem ser cuidadosamente limpas, de modo a retirar toda a sujidade que possa provocar infeções.