Hiperparatireoidismo Primário

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Hiperparatireoidismo Primário – Sintomas, Causas e Caracteristicas do Diagnostico

Os principais sintomas são Cálculos renais, dor óssea, alterações no estado mental, prisão de ventre, poliúria; muitos pacientes são assintomáticos.

Cálcios sérico e urinário elevados; fosfato sérico baixo ou normal baixo; paratormônio sérico normal alto ou elevado; fosfatase alcalina frequentemente elevada;

As Radiografias mostram lesões ósseas císticas (tumores marrons) e reabsorção subperiosteal do osso cortical, especialmente das falanges (osteíte fibrosa cística); pode haver osteoporose e fraturas patológicas.
História de cálculos renais, nefrocalcinose, úlcera péptica recorrente ou pancreatite recorrente podem estar presentes.

Diagnóstico diferencial
. Hipercalcemia hipocalciúrica familiar
. Hipercalcemia do câncer
. Insuficiência renal
. Intoxicação por vitamina D ou síndrome do leite-álcali
. Sarcoidose, doenças granulomatosas
. Hipertireoidismo
. Mieloma múltiplo

Tratamento

Paratireoidectomia para pacientes com doença sintomática, nível acentuadamente elevado de cálcio, hipercalciúria, cálculos renais ou doença óssea.

Difosfonatos (p. ex., pamidronato) para tratamento agudo da hipercalcemia grave, enquanto o paciente é preparado para a cirurgia.

Em Pacientes com doença assintomática leve: manter uma ingestão hídrica adequada e evitar imobilização, diuréticos tiazídicos e antiácidos contendo cálcio; acompanhar a evolução da doença.

Dica

A história natural do hiperparatireoidismo assintomático não tratado é benigna, mas a monitoração a longo prazo é essencial naqueles que não são operados.

Referência
Bilezikian JP et al.: Summary statement from a workshop on asymptomatic primary hyperparthyroidism

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.