-->Hipersensibilidade - Educar Saúde

Hipersensibilidade

Publicado em 11/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Hipersensibilidade é uma resposta exagerada do sistema imunitário a uma determinada substância química, quando esta entra em contato com o organismo.

hipersensibilidade

Enquanto que na maioria das pessoas, estas substâncias são inofensivas, provocando uma resposta normal, em algumas a sensibilidade é muito maior, provocando assim uma reação de defesa da parte do organismo.

A reação de hipersensibilidade ocorre geralmente imediatamente a seguir ao contato do agente alérgico com o organismo. Nestes casos, os sintomas aparecem logo. Contudo, há situações onde essa reação apenas se manifesta algumas horas ou dias após o contato com o alérgeno.

As reações de hipersensibilidade podem ocorrer em qualquer zona do organismo, seja na pele, nos olhos, ou mesmo em órgãos internos.

Dependendo da porta de entrada do alérgeno, assim irá ocorrer a reação alérgica. Se inalar a substância, a reação afetará os pulmões e as vias respiratórias. Se ingerir um alimento ao qual é intolerante, a reação ocorrerá no sistema digestivo.

Já se tiver contato direto entre a substância e a pele ou a mucosa dos olhos, a reação irá afetar essa área. Por fim, há ainda casos onde a reação de hipersensibilidade ocorre no sangue, decorrente de uma transfusão sanguínea onde se encontrava presente o agente alérgico.

Quando um indivíduo sabe que tem hipersensibilidade a determinadas substâncias, cabe a ele estar atento a tudo o que utiliza no dia-a-dia, de forma a prevenir o contato com esses alérgenos. Por exemplo, deve estar atento aos rótulos dos alimentos, conteúdo de medicamentos ou composição de produtos de higiene ou limpeza, entre outros.

Se ainda não sabe a que substâncias é alérgico, mas suspeita de que possui hipersensibilidade, então deve consultar um médico alergologista, de forma a fazer testes específicos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook