Hipnoterapia trata queda de cabelo

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Pessoas que sofram de um tipo de queda de cabelo chamado alopecia areata podem encontrar a solução para o problema no hipnotismo, mais concretamente na hipnoterapia.

Fotos de alopecia areata antes e depois

«A hipnoterapia pode aumentar o bem estar mental dos pacientes com este tipo de perda de cabelo, o que pode resultar na melhoria do problema», explica Ria Willemsen, líder do grupo de uma universidade de Bruxelas que desenvolveu um estudo pioneiro sobre o tema.

» Peladeira na Cabeça? Conheça 30 Remédios Caseiros

A alopecia areata é uma doença auto-imune caracterizada pela perda repentina e recorrente de cabelo ou pêlo em qualquer parte do corpo. Factores psicológicos, como stress ou trauma, podem despoletar esta doença, mas são poucos os estudos que provam a eficácia de tratamento psicológico para este mal-estar.

A equipa de Willemsen explorou o tratamento através do hipnotismo em 21 indivíduos com extensa perda de cabelo em 30 por cento ou mais da cabeça, que padecessem da doença há pelo menos três meses. Estes pacientes, que não tiveram sucesso no tratamento através de fármacos, foram acompanhados durante um período que foi de seis meses a seis anos.

Na maioria dos casos, os participantes no estudo foram sujeitos a tratamento por hipnoterapia juntamente com tratamento através de medicamentos. Durante as sessões de hipnotismo, os participantes receberam sugestões como imaginar os efeitos curativos do calor do sol nos seus escalpes.

Depois de três ou quarto sessões de hipnotismo, 12 pacientes viram cabelo crescer em pelo menos 75 por cento da cabeça e nove desses 12 tiveram mesmo crescimento total do cabelo.

Nenhum dos participantes sofreu efeitos negativos da hipnoterapia. Apesar dos resultados encorajadores, a equipa de cientistas acredita serem necessários ainda mais estudos para comprovar definitivamente a eficácia da hipnoterapia no tratamento da queda de cabelo.