-->Hipotermia nos Bebês - Educar Saúde

Hipotermia nos Bebês

Publicado em 27/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A hipotermia é um problema que se caracteriza pelo estado de temperatura do corpo humano ser demasiado inferior àquilo que é normal. Isto é, a temperatura do corpo humano ser muito baixa.

Este problema poderá afectar pessoas com praticamente todas as idades, sendo que as repentinas mudanças de temperatura, e especialmente para temperaturas demasiado frias, podem fazer com que o corpo perca uma grande quantidade de calor muito rapidamente, o que irá conduzir ao estado de hipotermia.

No caso dos bebés, este problema é principalmente preocupante, desde logo pelo facto de os bebés serem seres mais sensíveis e por isso mais propensos a contrair problemas deste género. Por outro lado, a área da superfície corporal de um bebé pequeno é grande em relação ao seu peso. Isto faz com que o bebé possa perder muito calor de forma bastante rápida.

Aquando em ambientes mais frios (e não é preciso serem muito frios), a temperatura de um bebé decresce rapidamente.

Associado à hipotermia, poderá surgir eventualmente outro tipo de problemas. Nomeadamente, a hipoglicemia pode surgir nos recém-nascidos associada à hipotermia. Pode ainda acontecer a acidificação do sangue, e em casos extremos mesmo a morte.

Uma forma de evitar estes problemas é manter o bebé sempre aquecido, e evitar levá-lo para diferentes divisões onde a temperatura mude de forma muito brusca. Nestas idades, aconselha-se o uso de gorros, por exemplo, o que ajuda a evitar a perda de calor pelo couro cabeludo.

Mesmo no médico, é uma prática comum o bebé, quando despido para observação médica, ser colocado perto de aparelhos que irradiem algum calor.

Os cuidados com a temperatura do bebé devem começar desde logo na maternidade e após o parto, mantendo-se durante as fases mais iniciais do crescimento do bebé. Devemos sempre ter em mente que o sistema imunitário de um bebé não está tão fortalecido como o de um adulto, e por isso os cuidados a ter serão sempre redobrados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook