Histerectomia Vaginal: libido e vida sexual após a cirurgia

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 15 de agosto de 2016

Olá, fiz histerectomia vaginal e a cirurgia correu perfeitamente bem. Fiquei um dia no hospital.

Prisão de ventre e gases são comuns, mas é necessário cuidar da alimentação, mesmo porque a paciente fica deitada, com o corpo em repouso absoluto por um tempinho considerável (15 dias).

Desenho esquemático dos tipos de histerectomia vaginal

Libido e vida sexual

Nos comentários que li nesta matéria sobre histerectomia, percebi a preocupação de muitas com a libido após a cirurgia. Conheço muitas amigas que fizeram esta cirurgia, e todas, de forma unânime afirmaram que a vida sexual delas melhorou, consideravelmente (sem que eu as perguntasse).

Li também, que quando os ovários são retirados, a paciente deverá, junto ao ginecologista, solicitar reposição hormonal.

Sangramento

Sangramento com coloração marrom e vermelho é normal, bem como pouca secreção amareladinha, pois os pontos internos são dissolvíveis e o corpo se desfaz deles por meio de pequenos processos inflamatórios, o que resulta em pequeno mau cheiro e secreção junto ao sangue.

Dores no intestino e bexiga

O intestino e a bexiga doem, pois estes são afastados no momento da cirurgia, para a retirada do útero, mas com o passar dos dias, tudo vai se normalizando.

Quando houver sangramento maior que o normal, dores muito fortes e mau cheiro forte, a paciente deverá imediatamente procurar seu médico, pois algo de errado está acontecendo. Fora isso, calma e repouso.

Saiba se é possível Ter Sexo Após uma Histerectomia

Quando retornar às atividades sexuais

Ah, li nos cometários muitas dúvidas sobre o retorno às atividades sexuais….meu médico disse que após 40 dias, se correr tudo bem com o pós operatório, mas aconselho a paciente no 40° dia, procurar seu médico para uma alta definitiva.

Eu fui operada em 25/07/2016, fique em repouso absoluto até dia 10/08/2016. Hoje estou me sentindo bem (poucas dores), mas estas são normais.

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas, pois estas foram as orientações que meu médico passou, antes da cirurgia. Boa sorte à todas.

Andréa

Descubra Como Fica a Mulher Após Retirar o Útero

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 12/08/19