Hortelã – Conheça os Benefícios e Propriedades do Chá de Hortelã

Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Publicado em 28 de março de 2010

A Hortelã é uma planta rica em benefícios e propriedades medicinais. De nome cientifico (Mentha sativa) ésta é um excelente digestivo e reconstituinte.

Usa-se como vermífugo para as crianças. É estimulante e espasmódica, tónica, excelente oxigenante celular, mitiga cólicas. Conforta o estômago, aromatiza e ajuda a uma boa digestão. O cozimento concentrado serve para expulsar ascárides (lombrigas).

Foto da planta mentha sativa

O poder afrodisíaco da hortelã

Os árabes foram os primeiros que viram nesta erva um poder afrodisíaco, pois estavam convencidos de que se usava para tratar a impotência e a diminuição da libido.

Chá de hortelã

A hortelã é um excelente digestivo. E como tal, o chá de hortelã, após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá forte alivia as cólicas menstruais e intestinais.

Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.

Receita – Ingredientes:
1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê); 1 xícara de água;
Coloque a hortelã em um recipiente e deite sobre ela a água a ferver. Tampe e, deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.

Descrição da planta

Planta herbácea que chega a tingir 80 cm de altura, com folhas ovais e serrilhadas, de um verde-claro, e flores de corola violeta.

Aroma e sabor

O sabor desta erva varia conforme a sua qualidade, e é intenso e refrescante.

Origem

Existem várias espécies desta planta, sendo que algumas se originam do sul e do centro da Europa, outras do Oriente Médio e do centro da Ásia.

Vitaminas e Minerais

– vitamina A, vitamina B e vitamina C
– cálcio
– fósforo
– ferro
– potássio

Propriedades

– analgésica
– anti-bacteriana
– expectorante
– sedativa

Comentários interessantes

Comentário de rogerio correia Submetido 2011/06/20 at 15:45

Para além das propriedades curativas do chá de hortelã, este tem também a faculdade de fazer baixar drásticamente os níveis de excesso de colesterol, basta tomar apenas dois copos de 2.5dl durante 10 dias seguidos e os resultados são deveras surpreendentes.

Tenha uma vida positiva

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19