-->Idade Óssea Atrasada? Conheça as Principais Causas e O Que Fazer - Educar Saúde

Idade Óssea Atrasada? Conheça as Principais Causas e O Que Fazer

Publicado em 15/01/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A idade óssea indica qual é o grau de maturação, a que os ossos de uma criança se encontram.

Até atingir o estado adulto, os ossos de um indivíduo, vão sofrendo alterações ao longo dos dias, não só na sua forma, como também no seu tamanho.

Idade óssea atrasada

Uma idade óssea atrasada, definindo à letra, significa que a maturação e desenvolvimento dos ossos, não acompanharam o crescimento e o avanço da idade de uma criança…

Porém, esse facto, nem sempre significa que existe algum atraso ou doença retardando o desenvolvimento ósseo da criança.

Ainda assim, em alguns casos, pode existir uma diminuição na produção de hormona do crescimento, e isso irá provocar uma redução na velocidade a que ocorre o crescimento e o desenvolvimento de uma criança.

Essa deficiência no crescimento ósseo de uma criança, pode ser vista por um pediatra, através da análise de um exame de raio-x aos ossos.

O que causa a idade óssea atrasada?

A principal causa para um atraso da idade óssea numa criança, é a diminuição da produção de hormona do crescimento, porém, existem outros fatores que também podem ser a causa deste problema, como é o caso de parentes próximos que tenham sofrido de idade óssea atrasada, o hipotireoidismo congénito ou uma desnutrição.

Publicidade

A idade óssea nem sempre é o principal problema relacionado com o atraso do crescimento de uma criança, podendo outros problemas de saúde, também resultarem nesse atraso de crescimento, como é o caso do nanismo.

Qual o tratamento para a idade óssea atrasada?

Sendo que o principal problema da idade óssea atrasada é a falta de hormona do crescimento, o principal tratamento para resolver este problema, é uma injeção, todos os dias, de hormona do crescimento.

Publicidade

Este tratamento deve ser orientado por um médico pedriátrico.

Quanto maior for a diferença da criança e da idade óssea que esta apresenta, maior é a gravidade da situação, por isso mesmo, o tratamento para este problema de saúde, deve ser feito o mais rapidamente possível, pois quanto mais cedo começar, mais rápido o desenvolvimento ósseo cresce, e mais rapidamente chega ao estado ideal para a idade que a criança apresenta.

O tratamento com esta hormona do crescimento, também apresenta algumas desvantagens, como é o caso da possibilidade de desenvolvimento de problemas nos ossos.

Indivíduos que façam tratamento com hormona do crescimento, ficam com os ossos mais frágeis, ficando mais expostos a fraturas nos ossos, e apresentam maior probabilidade no desenvolvimento de osteoporose.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade