-->Ilha da Inhaca (Moçambique) - Educar Saúde

Ilha da Inhaca (Moçambique)

Publicado em 15/09/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A Ilha da Inhaca situa-se na baía Espírito Santo e dista cerca de 35 quilómetros da capital de Moçambique, Maputo. Várias carreiras de táxis aéreos asseguram a ligação ao continente e a opção pelo transporte marítimo não deixa de ser menos interessante já que se pode apreciar outras pequenas ilhas durante o percurso.

A Xefina grande, por exemplo, detém ainda vestígios das antigas instalações destinadas a presos políticos do regime colonial. Mais adiante, a ilha dos portugueses, com a sua característica tropical. Chegado à ilha da Inhaca, o turista sente o isolamento e conforto que a unidade hoteleira lhe proporciona.

Um edifício central onde está instalada a recepção, salas de jantar e e bares virados para o mar. Os quartos, encontram-se espalhados tipo “bangalôs” e uma piscina de água salgada, limita a área do acesso à praia. A fauna terreste inclui muitas espécies de aves, insectos, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

Na parte sul da ilha existe uma importante estação de biologia marítima, sob a supervisão directa da faculdade de bilogia da Universidade Eduardo Mondlane. Várias são as solicitações dos pesquisadores de todo o mundo, pelo que desde a sua contrução, em 1951, uma parte da ilha passasse a ser designada como reserva natural protegida.

A Inhaca sempre foi considerada a ilha de sonho e poucos moçambicanos tiveram o privilégio de a conhecer. Os clientes mais assíduos (sul-africanos), mantinham, regra geral, a lotação esgotada. Após a independência e dados os conflitos com o então regime do “apartheid”, o afluxo de turistas descresceu significativamente. Porém, a empresa “Pestana Resorts” reabilitou as instalações e hoje concorre em outras estâncias balneares, entre as quais o arquipélago do Bazaruto e a Ponta do Ouro, a sul do País.

Não se esqueça de dar um saltinho à Ilha de Santa Maria onde poderá desfrutar de um manancial de espécies de peixes raríssimos. A pesca é outro dos atractivos da viagem. Desde os marlins a tubarões, os pesqueiros estão bem aprovisionados.

Galeria de Fotos da Ilha da Inhaca (Moçambique)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.