-->Ilha do Sal - Educar Saúde

Ilha do Sal

Publicado em 16/07/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

As águas cristalinas da ilha do Sal

Em pleno Inverno há quem prefira contrariar as roupas grossas e procure destinos com praias de areal imenso, água de um azul convidativo e temperaturas amenas (nesta época rondam os 22º C). A ilha do Sal tem ganho adeptos de ano para ano, não só pela promessa de paisagens paradisíacas mas também pelos vestígios que se denotam um pouco por todo o lado da cultura portuguesa (além da língua, os traços arquitectónicos de alguns edifícios não deixam dúvidas).

Praia da Santa Maria

Descoberto em 1460 por Diogo Gomes e António Noli, o arquipélago de Cabo Verde tornou-se num porto comercial estratégico. Os escravos da ilha da Boavista construíram a primeira colónia no Sal que, apesar de hoje viver apenas do turismo, ganhou nome pelas salinas naturais de Pedra Lume, uma pequena povoação da costa leste situada no interior de um vulcão extinto. A entrada para a cratera é feita por um túnel artificial e as poças de água salgada convidam a mergulhos sem riscos de ir ao fundo.

A paisagem da ilha do sal é árida e os campos de cultivo comprometeram a vida selvagem. Mesmo assim, uma das principais atracções naturais do Sal é a flora marítima – existem diversos programas de mergulho e pesca desportiva para o comprovar. A praia de Santa Maria, com areia branca ao longo de oito quilómetros, é de passagem obrigatória e o local certo para encontrar alojamento junto ao mar.

Para ouvir histórias de outros tempos, contadas por gente que conhece Cabo Verde como a palma da mão, a vila de Espargos, capital da ilha com cerca de seis mil habitantes, é o ponto de encontro ideal.

Os restaurantes apresentam a célebre cachupa e diversos pratos de marisco, sem esquecer a cozinha francesa e portuguesa. A animação nocturna, com alguns espectáculos de música ao vivo, passa pelos bares Calema e Po di Terra, espaços carismáticos de dança, ao som do célebre funaná.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.