Impetigo

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O impetigo, também designado por pioderma, é uma infecção cutânea comum. Poderá apanhar impetigo em qualquer local do corpo. Ele é, no entanto, mais comum na cara, nos braços e nas pernas.

As crianças contraem impetigo mais frequentemente do que os adultos. A infecção melhora através da administração de antibióticos.

Causas do impetigo

O impetigo é causado por um germe denominado bactéria. Verifica-se com mais frequência nos meses quentes e húmidos de Verão. A infecção pode aparecer quando os germes penetram na pele através de um corte, arranhão ou picada de insecto.

Sinais e sintomas do impetigo

O impetigo começa, frequentemente, como uma úlcera junto ao nariz ou à boca ou, então, no local da ferida. A infecção começa como uma úlcera vermelha passível de formar uma bolha e de originar uma crosta. A pele pode ficar pruriginosa. No espaço de 1 a 3 dias espalha-se rapidamente sob a forma de uma erupção vermelha com bolhas de conteúdo amarelado ou purulento que facilmente rebentam e deixam feridas cobertas por crostas amareladas e cor de mel.

Cuidados a ter

Mantenha-se a si e aos seus filhos devidamente limpos. Lave toda e qualquer lesão cutânea nova com água e sabão, mal ela surja. Coloque um penso no local. Mantenha-o limpo até cicatrizar. Limpe a casa frequentemente.

Tratamento para impetigo

O seu médico planeará o tratamento para o impetigo. Deverá lavar as úlceras na pele com água e um sabão antibacteriano. Necessitará de tomar antibióticos por via oral ou, então, de aplicar uma pomada antibiótica sobre as úlceras.

Lave sempre as mãos, bem como as do seu filho, depois de tratar ou tocar nestas úlceras. Mantenha as unhas curtas pois coçar pode fazer com que a infecção se espalhe.

Lave em água quente e detergente todas as roupas, toalhas, roupa de cama e quaisquer outros objectos que tenham estado em contacto com as úlceras. 

Fotos

imagem-de-impetigo-em-volta-da-boca

imagem-dos-sintomas-de-impetigo-nos-bracos

impetigo-contagioso-em-nariz-de-crianca

Deseja ver mais imagens da doença e conhecer 11 tratamentos naturais? Confira abaixo!

Continua » 11 Remédios Caseiros Para Impetigo