-->Implante Capilar Natural e Artificial - Como funciona, Dúvidas e Expectativas

Implante Capilar Natural e Artificial – Como funciona, Dúvidas e Expectativas

Publicado em 05/10/2012. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A percepção geral da técnica de implante capilar tende a induzir muitos pacientes à criação de falsas expectativas relativamente aos resultados que poderão ser obtidos através deste método. Desertos de recuperar o aspecto visual de outrora, quem sofre de calvície costuma, num Transplante Capilar, procurar uma alternativa definitiva e 100% eficaz para todos os seus problemas de queda de cabelo, coisa que, apesar da viabilidade e elevada taxa de sucesso do tratamento, poderá nem sempre acontecer.

Wayne Rooney Antes e Depois

Por essa razão, antes de ser tomada a iniciativa de proceder a uma cirurgia deste tipo é de vital importância que o paciente esteja totalmente consciente de todas as limitações que poderão estar associadas a este procedimento, na medida em que só assim conseguirá definir metas realistas para o tratamento do seu problema.

Falsas Expectativas

Abandonar falsas expectativas é de extrema importância para diminuir níveis de stress e ansiedade, e assim atingir um maior nível de satisfação com os resultados obtidos, ainda que os mesmos se possam revelar menos animadores do que aquilo que anteriormente se previu.

Para tal, é imprescindível que o paciente seja submetido a diversas sessões de esclarecimento de dúvidas juntamente de um profissional devidamente habilitado, que terá como função informá-lo relativamente a todas as questões inerentes à cirurgia de Implante Capilar Só após um esclarecimento detalhado o paciente se encontrará em posição de decidir conscientemente se quer ou não submeter-se a este procedimento cirúrgico.

Dessa forma, desenvolverá expectativas mais realistas relativamente àquilo que deverá ou não esperar através de um transplante capilar.

As noções erróneas daquilo que pode ser esperado de um procedimento deste tipo costumam ser mais comuns entre pacientes entre os 16 e os 26 anos, que devido à ansiedade de recuperarem o cabelo perdido tentam definir metas irrealistas, que dificilmente poderão ser alcançadas.

A estes pacientes, é importante que seja explicada a natureza evolutiva da calvície, de forma a que possam compreender que, o momento em que escolhem proceder à cirurgia poderá comprometer o sucesso de futuras doações, e por isso é vital que fique bem claro que, apenas após a calvície atingir um determinado nível é que poderá ser recomendado proceder-se a um transplante capilar. Em fases mais iniciais da queda de cabelo, um implante capilar poderá nem sempre ser a solução mais aconselhável.

Sendo um procedimento matemático, o sucesso a ser retirado de um transplante capilar depende activamente de uma redistribuição inteligente de uma quantidade limitada de fios, com máxima sobrevida dos enxertos e o mínimo trauma possível na área calva, o que contribuirá para conjugar densidade e naturalidade, surtindo assim um resultado verdadeiramente sólido. Tudo isto deverá ser muito bem explicado ao paciente antes de se dar inicio a qualquer tipo de procedimento cirúrgico.

Muitas vezes, os motivos de insatisfação por parte do paciente estão intimamente associados à inexistência de um bom acompanhamento informativo prévio à cirurgia, daí ser sempre imprescindível que, antes de se dar inicio ao procedimento, não restem quaisquer tipos de dúvidas ou ideias pré-concebidas em relação a este tratamento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.