Implante Dentário: Custo, Tempo de Cicatrização e Recuperação

Revisão Clínica: Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914). Atualizado: 08/09/24

Independentemente do motivo, ninguém gosta de exibir um sorriso deteriorado pela perda de dentes, e é por isso que raras são as pessoas que, após perderem alguns dos seus dentes, principalmente os frontais, não procuram uma alternativa de reconstituição dentária que lhes permita recuperar a funcionalidade e bom aspecto estético de que gozavam quando ainda possuíam a sua dentição intacta.

Continua depois da Publicidade

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

A perda de dentes não origina apenas dificuldades na mastigação dos alimentos, mas também graves problemas de autoestima que poderão afectar negativamente uma pessoa nos mais diversos âmbitos da sua vida íntima, profissional e social.

Assim sendo, tendo em vista a recuperação estética e funcional da dentição, nenhuma outra alternativa se revelará mais eficaz e fiável do que os implantes dentários.

Apesar de este ser um procedimento altamente recomendado a todos aqueles que venham a sofrer de perda total ou parcial de dentes, é imprescindível que o paciente se submeta a uma avaliação criteriosa por parte de um profissional qualificado, na medida em que, dependendo dependendo imenso do seu estado de saúde, a metodologia de procedimento a ser adoptada poderá variar significativamente, de modo a evitar complicações e a promover a obtenção dos melhores resultados possíveis.

Apesar de ser considerado como um procedimento seguro na maior parte dos casos, existem algumas contra-indicações associadas ao transplante dentário, e geralmente envolvem pessoas com diabetes, fumadores excessivos, pacientes de cancro, osteoporose e hepatite.

Pacientes que se encontrem nesta situação deverão ser submetidos a uma avaliação especial por parte do seu médico dentista, de forma a que possa ser determinado se é ou não seguro recorrerem à cirurgia de implante dentário.

Dependendo muito da gravidade do caso e da medicação que estiver a seguir, o implante poderá ou não ser aconselhado, pelo que, é de vital importância existir a certeza de que o estado de saúde do paciente não originará quaisquer tipos de obstáculos ao sucesso da cirurgia.

Para que os resultados obtidos possam atingir o maior nível de sucesso possível, é importante que a estrutura óssea maxilar já se encontre totalmente desenvolvida, e é por isso que cirurgias deste tipo só costumam ser executadas em maiores de 18 anos.

Tempo de cicatrização e recuperação

A nível geral, o período de cicatrização das gengivas irá variar entre os 15 e os 25 dias.

Em casos especiais, esse período poderá variar ligeiramente, mas quase sempre após cerca de uma semana já poderá voltar a recuperar o seu estilo de vida alimentar quase na totalidade, mas evitando sempre a mastigação de alimentos excessivamente duros, passíveis de comprometer a qualidade do processo de cicatrização das gengivas.

Assim sendo, a rotina alimentar da primeira semana deverá ser maioritariamente composta por líquidos, purés, vitaminas, entre outros alimentos do género.

Custo dos implantes dentários

Os preços dos implantes dentários com valores elevadíssimos praticados pela maior parte das clínicas dentárias representam o maior obstáculo a ser geralmente encontrado por todos aqueles que pretendem recorrer a esta alternativa.

Os preços poderão situar-se acima dos 500 euros por implante, o que, para quem tem por objectivo recuperar toda a sua constituição dentária poderá acabar por resultar no pagamento de um valor verdadeiramente exorbitante.

Felizmente, existem já diversas soluções de financiamento disponíveis no mercado, que dependendo muito dos casos, poderão até contribuir para ajudar a minimizar eficazmente todos os custos associados a esta cirurgia.

Continua depois da Publicidade

Ainda existem outras opções às quais poderá recorrer para poupar quantias significativas neste procedimento, como é o caso de realizá-lo numa universidade.

Ocasionalmente, as universidades oferecem este serviço por um valor bem mais baixo, na medida em que o paciente será utilizado para auxiliar os estudantes recém licenciados na prática da actividade, o que funcionará como uma acção extremamente benéfica para ambas as partes.

Fique atento às condições de financiamento

Não se deixe levar pela primeira resposta de financiamento que lhe aparecer à frente, na medida em que a mesma poderá nem sempre revelar-se verdadeiramente vantajosa para si.

Analise cuidadosamente todas as condições associadas à concessão do financiamento, e certifique-se de que, no final, não acabará por pagar um valor muito superior pelo seu implante.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914)

Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914

A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.

Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.

Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.

Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.

Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914

Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300

Também pode encontrar a Raquel no Linkedin e no Instagram

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24