Os implantes dentários não constituem apenas uma excelente alternativa para a recuperação de uma estética bucal apelativa, mas também de toda a funcionalidade perdida através da queda de dentes.
Com a ausência total ou parcial de dentes, triturar determinados alimentos poderá revelar-se verdadeiramente impossível, e através do uso de uma dentadura convencional os resultados poderão nem sempre ser os mais satisfatórios, na medida em que muitas são as limitações que as mesmas acabarão por oferecer.
Por essa razão, os implantes dentários cada vez mais representam a melhor alternativa de reconstituição dentária a que se poderá ter acesso nos dias de hoje.
Através da utilização de bons implantes dentários é possível uma pessoa observar melhorias, não só a nível de trituração dos alimentos, como também a nível de respiração, fala, autoestima e manutenção do bem-estar geral do organismo, na medida em que, a ingestão de alimentos indevidamente triturados em muito poderá contribuir para comprometer a eficácia do sistema digestivo, aumentando assim as probabilidades de desenvolvimento de problemas estomacais e não só.
Mas, serão as vantagens dos implantes dentários assim tão superiores em relação às placas mais convencionais? A resposta é sim.
Por mais satisfatórios que os resultados obtidos através da utilização de uma placa se possam revelar, não há como negar que é impossível através delas obter a sensação de naturalidade que pode ser conferida através de um implante dentário.
As placas dentárias são, geralmente, mais frágeis, exigem a remoção frequente para a sua manutenção e poderão até dificultar a mastigação de determinados alimentos.
Não estando presas ao osso, as placas também falham em oferecer a estabilidade e durabilidade que caracteriza um implante dentário, o que poderá resultar no risco de queda ocasional, o que muitas situações constrangedoras poderá acabar por originar.
Mantendo-se bem fixos e imóveis, os implantes dentários reproduzem eficazmente a funcionalidade dos dentes naturais, vantagem que é impossível retirar da utilização de uma placa dentária.
Não requerendo qualquer tipo de manutenção especial, a higienização dos implantes poderá ser feita através dos métodos utilizados nos dentes naturais, ou seja:
Duas ou três boas escovagens diárias recorrendo à utilização de uma simples pasta de dentes.
E o melhor de tudo é que, ao contrário da crença popular, esta alternativa possui uma durabilidade que poderá facilmente ultrapassar os 30 anos, caso os materiais utilizados sejam de boa qualidade e o procedimento cirúrgico seja efectuado por um profissional verdadeiramente qualificado.
O procedimento é realizado no consultório do dentista, e é sempre efectuado sob o efeito de anestesia.
O medo das dores que possam ser sentidas acaba por afastar muita gente deste tipo de cirurgia, mas a verdade é que, através da utilização de uma anestesia bem aplicada, todo o procedimento poderá revelar-se muito menos doloroso do que arrancar um dente, pelo que, não existe qualquer tipo de razão para temer.
A cicatrização das gengivas dar-se-á em menos de um mês, o que significa que não precisará de esperar muito tempo até poder começar a utilizar os seus novos dentes normalmente.
Os implantes não costumam possuir muitas contra-indicações, mas todos os candidatos que sofram de algum tipo de problema de saúde mais sério, como é o caso de hepatite, cancro e diabetes, deverão sempre informar o seu dentista da situação, de forma a que ele possa organizar a cirurgia de forma a evitar complicações relacionadas com o seu problema de saúde.
Quando o procedimento é efectuado seguindo à risca todas as medidas de segurança, as probabilidades de vir a ocorrer qualquer tipo de problema com o mesmo são praticamente inexistentes, o que faz desta uma opção extremamente segura e fiável para qualquer pessoa que pretenda recuperar o seu sorriso.
Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914
A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.
Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.
Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.
Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.
Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914
Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.