-->Implantes Dentários Low cost baixam a qualidade dos materiais utilizados - Educar Saúde

Implantes Dentários Low cost baixam a qualidade dos materiais utilizados

Publicado em 18/11/2014. Revisado por Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914) a 20 novembro 2018

Desde a primeira técnica de implante dentário realizada, que surgiram muitas dúvidas entre os pacientes.

Passado o efeito inovador, atualmente essas pequenas cirurgias são concretizadas por milhões de pessoas ao redor do mundo que, ansiosas, perceberam uma oportunidade única para voltar a sorrir de maneira espontânea.

antes e depois de implante dental

No entanto, Eduardo Anitua, cirurgião dentário especialista no referido procedimento, emitiu um alerta sobre a colocação de implantes de baixo custo, os chamados “low cost“.

Para ele, o preço convidativo destes implantes dentários tem atraído muitas pessoas, mas infelizmente o processo nem sempre é executado por profissionais altamente capacitados para isso.

Por essa razão, Anitua imputa a queda da qualidade dos implantes dentários à proliferação de profissionais de formação inadequada.

Mesmo levando em conta que atualmente o segmento encontra-se muito bem fiscalizado, Anitua, que também possui vasta experiência em estomatologia, ressalta que esse controle não, necessariamente, reflete-se no aumento da qualidade dos serviços prestados.

O médico acredita que uma das dificuldades para especificar a qualidade dos implantes dentários oferecidos é o desconhecimento da maioria dos pacientes sobre o assunto.

Para Anitua, grande parte dos pacientes simplesmente não conhece as características do material dos implantes aos quais estão sendo submetidos.

Publicidade

Logo, não sabem afirmar se trata-se de um implante desenvolvido para ter vida longa ou curta. Isso acaba frustrando muitas pessoas que, na prática, não sentem grandes benefícios após a finalização do procedimento.

Publicidade

Em virtude disso, o cirurgião recomenda que os pacientes verifiquem se o consultório, ou clínica, responsável pelo tratamento têm um profissional realmente gabaritado para executar o processo.

Quando o assunto é reabilitação oral, Anitua lembra que tão importante quanto a execução eficaz do procedimento é a sua manutenção. Em outras palavras, o paciente não deve apenas receber o implante e depois desaparecer.

Em vez disso, o ideal é que haja um planejamento de acompanhamento após a colocação do implante. Se a clínica não se comprometer com essa parte imprescindível do tratamento, é aconselhável procurar por outra que o faça.

O especialista adverte que, dentre todos os problemas do setor, o ponto mais preocupante é a baixa qualificação dos profissionais escalados para atuarem como cirurgiões.

Para Anitua esse fato foi impulsionado pelo aumento do número de implantes “low cost”, uma vez que o baixo custo não incide somente sobre o preço cobrado pelo implante, e sim sobre toda a cadeia de profissionais que, ocasionalmente, limitam-se a realizar apenas esse tipo de implante.

Reconhecido como pioneiro na concepção e aplicação de diversas técnicas da implantologia, o perito ressalta o grau de relevância dessa área odontológica, ciente e convicto de que os implantes dentários revolucionaram e aperfeiçoaram as reabilitações orais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914)

Dentista, Cicurgiã Dentista - CRO MG nº 45914

A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.

Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.

Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.

Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.

Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914

Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300

Também pode encontrar a Raquel no Linkedin e no Instagram

Publicidade