Implantes Faciais: mentoplastia, Aumento de bochechas

Revisado por Equipe Editorial a 22 junho 2018

A Mentoplastia é uma cirurgia realizada para aumentar o tamanho ou melhorar o contorno de um queixo pequeno. O paciente geralmente com uma oclusão dentária normal não será afetado por esta intervenção.

Embora a cirurgia possa criar um melhor relacionamento entre o queixo e o nariz para um perfil mais harmonioso . A extensão do processo ou o grau de correção depende das necessidades de cada paciente.

A intervenção, quando feita isoladamente, geralmente é feita sob anestesia local acompanhada de sedação. No entanto, também pode ser efectuada através de anestesia geral.

Existem varias possibilidades , cirurgias ou não , para realizar um aumento do queixo. Em casos mais acentuados pode mover-se o osso do queixo para a frente.

A incisão é feita no interior da boca, sem deixar marcas visíveis. Quando se exige um menor grau de correção, você pode usar um implante de plástico, uma prótese de silicone que é inserida através de uma incisão na boca ou externamente, através de uma incisão abaixo do queixo.

Após concluida a incisão introduz-se a prótese juntamente aos músculos do queixo. Depois de fechar-se a incisão é colocada uma leve compressão que será mantida por alguns dias. O paciente normalmente recebe alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte e poderá retomar as suas actvidades quotidianas dentro de alguns dias. Para terminar não poderia deixar de referir uma outra opção , e esta sim , será minimamente invasiva , ou seja , não cirurgica , chamada de Bioplastia Mentoniana , onde é feito um preenchimento com um material reabsorvivel com o nome de polimetilmetacrilato , muito utilizado nos dias de hoje e com resultados surpreendentes .

Aumento de bochechas

Esta cirurgia é realizada para corrigir a falta de desenvolvimento ou achatamento das maçãs do rosto ou para dar maior destaque nesta área. É realizada com a colocação de uma prótese.

A operação geralmente é realizada sob anestesia local e sedação que mantém o conforto do paciente durante a cirurgia .

As próteses são geralmente de material de silicone que é bem tolerado pelo organismo, e existem vários tamanhos disponiveis para cada caso, dependendo da estrutura anatômica do paciente ou podem até mesmo ser esculpidos à no proprio procedimento .

Estas  próteses são introduzidas a partir de dentro da boca, sem deixar cicatrizes visíveis. Após a conclusão da incisão dentro da cavidade bucal cria-se uma base ao nível dos ossos malares onde ficará projetada a prótese. A duração da intervenção é geralmente uma hora e meia, dependendo do caso concreto.

O desconforto é geralmente pequeno , resultando de algumas inflamações que facilmente são controladas a por medicação adequada. O Inchaço geralmente atinge o seu pico em torno do segundo ou terceiro dia e começa a reduzir lentamente nas próximas semanas. Tenha em mente que o processo de cicatrização é lento e gradual, a inflamação residual pode atingir dois ou três meses ou às vezes mais, mas na grande maioria desaparece nas primeiras  2 a 3 semanas  .

As bochechas da famosa Eliza dushku

As bochechas da famosa Eliza dushku

A paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia após a cirurgia , onde deverá de seguida evitar a exposição ao sol ou situações de calor em excesso , e poderá retornar ao trabalho em uma semana. A prótese é geralmente bem tolerada e, portanto, tendem a não existir quaisquer complicações.

Entretanto, como com qualquer outro tipo de implante deve ser tida em conta a possibilidade de possiveis infecções ou deslocamentos da prótese partir do seu local habitual.

Tratamentos alternativos e complementares

Algumas alternativas temporarias menos invasivas incluem o Botox, enchimentos de gordura, colágeno e o Restylane.

Maçãs de rosto modeladas

Maçãs de rosto modeladas

Tal como o queixo , as maçãs do rosto , mandibula , labios etc , tambem podem ser preenchidos com uma bioplastia , atraves do PMMA ( Polimetilmetacrilato ) que erá um resultado permanente ( para sempre).

Preços médios e Custos associados

Os Custos para um procedimento de implante facial inclui taxas de anestesia,  taxas de instalação hospitalar, e  os honorários do cirurgião. Estes implantes faciais muitas vezes são realizados durante um lifting facial , um elevador da testa, ou outro procedimento, em que tem de ser acrescentada mais uma taxa de anestesia e outras .

Queixo aumentado

Queixo aumentado

O preço medio total para os implantes faciais pode variar de um mínimo de R $ 2.000 para um único implante, até US $ 5.000 (ou mais) para dois ou mais implantes , este valor é em dolares , faça a conversão para ter uma ideia .

Alguns dos custos podem ser cobertos pelo seguro se o procedimento for uma necessidade médica. Peça mais informações ao seu cirurgião plástico sobre esta eventual dvida . Normalmente os Procedimentos somente estéticos não são cobertos pelo seguro.

Se o valor for demasiado alto para pagar de uma só vez, pergunte ao seu médico sobre modalidades de pagamentos mensais ou sobre quais as opções de financiamento .