-->Imunofetipagem por neoplasia patológica - Educar Saúde

Imunofetipagem por neoplasia patológica

Publicado em 02/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Imunofetipagem por neoplasia patológica

A imunofenotipagem por citometria em fluxo é uma tecnica bastante rápida e precisa que classifica as leucemias e linfomas através dos antígenos presentes na superfície da célula hematológica. Sua aplicação no diagnóstico e prognóstico vem otimizando o tratamento e o monitorização destas neoplasias.

A imunofenotipagem utiliza anticorpos associados a fluorocromos que reagem com moléculas na superfície da célula e com algumas existentes no núcleo e citoplasma, revelando sítios da reação antígeno-anticorpo, detectados e analisados pelo citômetro em fluxo.

O estudo imunofenotípico é realizado em conjunto com a avaliação citomorfológica e citoquímica. A associação destes recursos vem demonstrando elevada correlação clínico-laboratorial nas conclusões diagnósticas.

A realização da Imunofenotipagem para Neoplasia Hematológica inclui: descrição técnica do padrão celular, valores percentuais de cada “CD” (Cluster of Differentiation), análise multiparamétrica para revelar co-expressão e conclusão diagnóstica.

A solicitação do exame deve ser acompanhada de informações clínicas do paciente, seguindo as orientações de coleta abaixo descritas. Os “CDs” para superfície e/ou intracelular e a citoquímica desejados, devem ser solicitados isoladamente.

MARCADORES DE SUPERFÍCIE

CD1a, CD2, CD3, CD4, CD5, CD7, CD8, CD10, CD11a, CD11b, CD11c, CD13, CD14-mo2, CD14-my4, CD15, CD16, CD19, CD20, CD21, CD22, CD23, CD25, CD30, CD33, CD34,CD36, CD37, CD38, CD41, CD42b, CD45, CD52w, CD56, CD61, CD64, CD65w, CD71,CD72b CD79b, CD117, CD138, IgA, IgD, IgG, IgM, FMC7, KAPPA *, LAMBDA *, HLA-DR I 3, HLA classe 1, Glicoforina A

MARCADORES INTRACELULARES

CD3, CD10, CD22, CD33, MPO**, IgA, IgD, IgG, IgM, TdT(Deoxinucleotidil Transferase Terminal), TCR Alfa/Beta, TCR Gama/Delta

CITOQUÍMICA

Ferro Medular, Fosfatase Ácida, Fosfatase Alcalina, PAS (Reativo de Schiff), Sudan Black, Peroxidase

Anticorpo policlonal – ** Mieloperoxidase

EXAMES:
Imunofenotipagem para Neoplasia Hematológica. Anticorpo Monoclonal (CD) Isolado.

MATERIAL:
Aspirado de Medula Óssea, Sangue Periférico Aspirado de Linfonodo e Linfonodos Colhidos em Tubo com EDTA-K3 ou Heparina.

CONDIÇÔES DE COLETA:
EDTA-k3 ou Heparina

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.