O ácido fólico é uma vitamina do Complexo B necessário para a produção de células sanguíneas.
Contra-indicações
Depois de termos falado sobre os benefícios e prós do suplemento, principalmente durante a gestação, vamos então falar dos contras.
O ácido fólico é contraindicado e pode ter efeitos colaterais no organismo de indivíduos que demonstrem intolerância prévia à droga.
O ácido fólico não deve ser utilizado em anemia megaloblástica não diagnosticada a menos que seja administrada vitamina B12 simultaneamente, caso contrário, a neuropatia pode ser precipitada.
Está igualmente contraindicado em situações de Gastrite atrófica, neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON), cirurgias para remover o estômago (ex: gastrectomia total), Baixas concentrações de potássio no sangue.
A terapia de folato (ácido fólico) de longo prazo está contra-indicada em doentes com deficiência de cobalamina não tratada. Esta pode ser tratada anemia perniciosa ou outra causa de deficiência de cobalamina, incluindo ao longo da vida vegetariana.
Em pessoas idosas, o teste de absorção de cobalamina deve ser feito antes do tratamento a longo prazo de folato. O ácido fólico administrado a estes doentes durante 3 meses ou mais, precipitou a neuropatia.
O ácido fólico nunca deve ser administrado isoladamente no tratamento da anemia perniciosa de Addison e em estados de deficiência vitamina B 12, porque pode precipitar o aparecimento da degeneração subaguda combinada da medula espinal.
O ácido fólico não deve ser utilizado em doenças malignas, a menos que na anemia megaloblástica devido à deficiência de folato ser uma complicação importante.
Conheça Os 4 Benefícios do Ácido Fólico Durante a Gravidez
Advertências e precauções especiais de utilização
Pacientes com deficiência de vitamina B 12 não devem ser tratados com o ácido fólico, a menos que administrado com quantidades adequadas de hidroxocobalamina, uma vez que podem mascarar a doença, mas o dano irreversível subagudo para o sistema nervoso continuará.
A deficiência pode ser devido a anemia megaloblástica não diagnosticada na infância, anemia perniciosa ou anemia macrocítica de etiologia desconhecida ou outra causa de deficiência de cobalamina, incluindo ao longo da vida vegetariana.
Devem ser tomadas precauções quando se administra ácido fólico em pacientes que podem ter tumores dependentes de folato.
Este produto não se destina a mulheres grávidas saudáveis, onde doses mais baixas são recomendados, mas para as mulheres grávidas com deficiência de ácido fólico ou mulheres em risco para a recorrência de defeitos do tubo neural.
Este produto contém lactose mono-hidratada. Os doentes com problemas hereditários de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou glicose – galactose não devem tomar ácido fólico.
Referências
Leia também: O ácido fólico ajuda a perder peso
Nutricionista - CRN-6 Nº 25902
A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.
Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.
Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907
Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.