-->Infecção Urinária em Bebê - Educar Saúde

Infecção Urinária em Bebê

Publicado em 20/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A infecção urinária em bebê é um problema que não ocorre só nos bebês recém-nascidos. Estas infecções urinárias são igualmente frequentes em adultos, por diversos motivos.

Este tipo de infecções podem ocorrer logo desde o dia do nascimento do bebê, e é um problema cuja identificação dos sintomas não será assim tão trivial quanto isso.

No entanto, é muito importante estarmos atentos a diversos sinais e sermos capazes de evitar maiores problemas que podem surgir devido a esta infecção, como é o caso de potenciais problemas renais a longo prazo.

Sintomas da infecção urinária em bebê

A infecção urinária em bebês causa geralmente o seguinte conjunto de sintomas:

  • Cheiro de urina bastante forte;
  • Cor mais escura da urina, mais do que aquilo que é habituar;
  • Choro do bebé e sinais de reclamação e irritabilidade enquanto o mesmo se encontra a urinar;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade acima do normal.

Existem alguns casos em que os bebés poderão também ficar com febre. Na verdade, existem mesmo alguns casos em que a febre é o único sinal que se manifesta da infecção urinária.

A recusa alimentar e a irritabilidade, mencionadas na lista de sintomas, são sintomas mais frequentes geralmente quando a criança já tem mais do que 5 meses de idade.

Caso o bebê se encontre ainda em período de amamentação, poderá mesmo recusar a amamentação, isto mesmo que anteriormente já tenha chorado por estar com fome.

Diagnóstico da infecção urinária em bebê

A infecção urinária em bebê é um problema que poderá ser diagnosticado através de análises à urina do bebé.

Deste modo, é necessário extrair urina do bebé. Caso o bebé ainda se encontre num período em que ainda use fraldas, a colecta de urina deverá ser feita através da colocação de um saco apropriado para o efeito na sua região genital.

Caso o bebé já consiga urinar de uma forma mais natural e já não tenha fralda, a colecta poderá ser idealmente feita utilizando um copo.

Para além de se detectar a infecção urinária, através das análises poderemos eventualmente ainda saber qual é o microorganismo que causa a infecção, sendo assim possível endereçar um tratamento adequado.

Tratamento da infecção urinária em bebê

O tratamento para as infecções urinárias em bebês é um tratamento que é geralmente feito através da toma de antibióticos em xarope durante alguns dias (entre 7 a 21), dependendo da gravidade da situação, da idade do bebé e do microorganismo responsável pelo surgimento da infecção.

Os remédios receitados pelo médico deverão ser dados até ao último dia indicado por este, de forma a evitar o retorno da infecção ou uma resolução incompleta do problema.

Recomenda-se ainda que sejam dados muitos líquidos ao bebé enquanto este passa por uma infecção urinária, bem como trocar-lhe a fralda variadas vezes a cada dia, o que faz com que maiores cuidados de higiene tornem mais difícil que volte a haver outro tipo de infecção por qualquer outro microorganismo.

Existem casos em que o bebê poderá ter que ser internado no hospital e receber o antibiótico através da sua veia. No entanto, depende do microorganismo e da idade do bebé.

Quando os bebés têm uma idade inferior a 1 mês de vida, geralmente é prática comum o seu internamento, nem que seja por questões de prevenção.

Prevenção da infecção urinária em bebé

A prevenção de infecções urinárias nos bebês poderá e deverá ser feita através de um conjunto de práticas, nomeadamente:

  • Evitar a utilização de lenços humedecidos;
  • O bebé deverá ser sempre mantido limpo e bem seco;
  • A limpeza da região íntima das meninas deverá sempre ser feita de frente para trás, para evitar que os microorganismos se propaguem do ânus para a zona genital;
  • A higiene da zona íntima do bebé deverá ser feita com uma compressa de algodão com água ou soro fisiológico.

Descubra 8 Óleos Essenciais para Tratar Infecções Urinárias

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook