As primeiras linhas de expressão do rosto que aparecem em áreas mais visíveis como nos cantos dos lábios, desde o nariz à boca, testa e sobrancelha, já não são invencíveis, e podem-se amenizar e até mesmo eliminar com uma simples injeção de colágeno.
E o que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína da derme, que mantém a junção do tecido subcutâneo e cujas suas terminações seguram e reafirmam a pele, dando firmeza e maciez.
Quando a nossa pele pára de produzir colágeno, começam a expandir-se os efeitos da luz solar, que no principio formam pequenos sulcos finos, dando depois origem ás temidas rugas.
Para mais informações atualizadas sobre colágeno, leia o artigo 7 Benefícios do Colágeno: Para que serve, e a sua importância de acordo com a ciência.
Injeções
O colágeno injetado é a forma mais directa de substituir o que foi perdido no corpo.
O colágeno injetado é feito de um derivado de bovinos naturalmente esterilizados e submetidos a um processo de purificação, que o torna muito semelhante aos seres humanos.
Reacções alérgicas
Mas como reage o nosso corpo às injeções de colágeno? Há evidências de que esta é uma substância segura, que raramente causa reações alérgicas.
Ainda assim, antes de realizar as aplicações de colágeno, recomendamos que o paciente faça um teste para certificar-se de que não é alérgico à substância.
O teste é simples, basta colocar uma pequena quantidade da substância no antebraço e mantê-la sob observação durante um mês.
Se não houver reação alérgica, então você pode realizar o tratamento.
Uma vez que o colágeno é previamente misturado com lidocaína, o anestésico local, há que ter isso em consideração, uma vez que o paciente pode ser alérgico à substância.
Como é aplicado
O procedimento envolve a injeção de algumas gotas da substância em toda a linha ou ruga que o médico deseja preencher.
As injecções devem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada duas semanas na mesma área.
Dependendo da profundidade das linhas de expressão a tratar, podem ser necessárias de 3 a 6 sessões.
Dependendo do local a tratar o procedimento pode exigir a aplicação de mais ou menos injeções, que podem provocar uma ligeira irritação na pele, situação completamente normal no procedimento.
Uma das áreas mais sensíveis ás injeções, porém, também a que mais necessita de reposição de colágeno é o lábio superior.
Duração do efeito
Uma vez que as linhas de expressão desapareceram e o tratamento foi concluído, os efeitos das injeções de colágeno têm a duração de cerca de 9 a 18 meses.
No entanto, após terminar esse período, o colágeno é absorvido pelo organismo e as linhas voltarão a surgir novamente.
Após este período recomenda-se realizar novamente algumas sessões de colágeno como manutenção, de forma a manter o efeito anteriormente alcançado.
Tipos de colágeno
Existem 3 tipos de injeções aprovadas pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos: o Zyderm I, com 30% de colágeno e 70% de água, que é o mais suave.
O Zyderm II, com 65% de colágeno e 35% de água. Muitos médicos preferem-no porque tem uma maior duração e preencher melhor as linhas enrugadas.
E finalmente, o Zyplast, que é recomendado para preencher as linhas de expressão mais profundas. É melhor para os pacientes que têm depressões que vão do nariz aos cantos da boca.
Suplementos de Colágeno para artrose no joelho
É um erro imaginar que ao se ingerir colágeno ele será absorvido intacto e irá direto se instalar no joelho com artrose. Isso não existe.
No joelho com artrose, os condrócitos responsáveis pela síntese do colágeno estão em sofrimento ou já não existem mais.
Portanto não tem como sintetizar o colágeno. A conclusão de vários estudo é que a ingestão de colágeno não funciona para preservar ou regenerar a cartilagem das articulações com artrose.
Efeitos secundários
É possível mas raro, o surgimento de pequenas protuberâncias nos locais das injeções. Recomenda-se a aplicação de pequenas quantidades em cada injeção.
Todos os produtos injetáveis podem ter reações teciduais locais, como marcas de picadas de agulha, dores durante a injeção, vermelhidão, hematomas e inchaço. Normalmente estes efeitos secundários geralmente não duram mais de 1 hora.
O colágeno derivado de bovino (vaca), tem o potencial risco de reacção alérgica. A FDA proibiu o preenchimento dos lábios com colágeno por esse motivo.
Conclusão
As injeções de colágeno parecem ser uma solução eficaz para a remoção de linhas de expressão faciais, incluindo aquelas que muitas vezes aparecem e uma idade relativamente jovem, e são causadas pelos efeitos do sol ou porque essas pessoas gesticulam muito ao falar.
Se você tiver linhas superficiais ou profundas em seu rosto, não hesite, as injeções de colágeno são uma maneira rápida e barata de fazê-las desaparecer, com apenas algumas sessões deixa a sua pele totalmente lisa e mais jovem.
Ajuda também no tratamento de estrias
Atualização
Os produtos de colágeno (Zyderm, Zyplast, CosmoDerm, CosmoPlast) foram retirados do mercado em 2010, uma vez que a Allergan, a fabricante e distribuidora, disponibiliza agora outros preenchimentos injetáveis com uma duração superior ao colágeno.
Os principais produtos injetáveis usados atualmente são o ácido hialurônico, como o Restylane e Juvederm, Hydrelle (mistura de ácido hialurônico com anestésico) e Radiesse.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.