Inseticida natural para combater Dengue

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Disfrute deste maravilhoso Inseticida natural para combater a Dengue feito á base de cravo da índia.

mosquito da dengue (Aedes aegypti)

A dengue é um dos vírus mais sérios, considerado um verdadeiro problema de saúde pública em países e zonas muito quentes, como o Brasil, por exemplo.

É transmitida através da picada de um mosquito da Dengue, cujo nome científico é Aedes aegypti, que tem origem africana. Uma picada deste mosquito pode causar quatro tipos de vírus: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, podendo-se manifestar também de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Enquanto na dengue clássica, os síntomas são mais brandos, manifestando-se uma espécie de virose, com febre alta, dor de cabeça, e, em casos especiais, pequenas hemorragias na boca e nariz, a dengue hemorrágica é mais grave. Os sintomas são semelhantes aos da dengue clássica, mas localizam-se hemorragias nos órgãos. Registam-se ainda náuseas, tonturas e dores abdominais fortes.

A dengue precisa de tratamento médico rápido, de forma a evitar problemas mais graves e até mesmo, a morte. Uma alimentação saudável e uma grande ingestão de líquidos ajuda a uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Seguir alguma dicas básicas pode também prevenir situações de dengue.

Uma das mais conhecidas é não deixar acumular água em recipientes, caixas de água e cisternas. As calhas e as valetas devem ser limpas e as piscinas devem ser limpas constantemente.

Os repelentes e os insecticidas são as soluções básicas mais escolhidas. Para além dos insecticidas comprados na farmácia e em hipermercados, pode experimentar fazer um caseiro, que deve ser colocado nos vasos das plantas. Deve usar 60 unidades de cravo da índia e uma chávena e meia de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e guarde o líquido num recipiente de vidro escuro. Na hora de por o remédio, tire um pouco e coloque em cada vaso. Com eficácia de um ano, este remédio conta com a acção do cravo da índia, uma especiaria com propriedades antibacterianas, antivirais e insecticidas, matando, rapidamente, o mosquito da dengue.