Intolerância à Lactose

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A intolerância à lactose é um problema que se caracteriza pela incapacidade do sistema digestivo conseguir digerir um determinado açúcar presente no leite, denominado de lactose.

Esta intolerância deve-se à produção insuficiente de lactase, a enzima que digere a lactose, por parte do intestino delgado.

A lactase, responsável por quebrar as moléculas da lactose, não estando na quantidade necessária, não o conseguirá fazer, resultando no aparecimento de determinados sintomas.

Neste artigo poderá conhecer quais os sintomas da intolerância à lactose, os exames necessários para diagnosticar este problema, e ainda, o tratamento mais adequado.

Grau de intolerância à lactose

O grau de intolerância à lactose difere de pessoa para pessoa, dependendo de quão intolerantes são a este açúcar.

Assim, há desde indivíduos com intolerância à lactose que podem consumir algumas quantidades de alimentos com leite de vaca, até aqueles que não podem ingerir qualquer produto com lactose.

Este problema pode levar à eliminação total de produtos com leite de vaca da dieta. A intolerância à lactose pode aparecer logo durante a infância, ou então, apenas se manifestar durante a fase adulta.

Sintomas de intolerância à lactose

Os sintomas da intolerância à lactose são sempre idênticos, seja em indivíduos mais ou menos intolerantes. Contudo, consoante o grau de intolerância, assim será a intensidade dos sintomas.

Estes incluem gases, diarreia ácida, cólicas intestinais e dores na zona abdominal.

Estes sintomas podem surgir passados apenas poucos minutos após a ingestão do alimento com lactose, ou então, apenas depois de várias horas.

Diagnóstico

Se houver alguma suspeita de intolerância à lactose, deverá consultar o seu médico, que através do seu historial e dos sintomas apresentados, conseguirá fazer um diagnóstico.

Após essa conclusão, será então necessário realizarem-se alguns exames para aferir do grau de intolerância. Conheça de seguida os vários exames que podem ser feitos.

– Biópsia do intestino

– Teste de acidez das fezes (mais comum em diagnósticos de bebês e crianças mais jovens, sendo realizado após a ingestão de alimentos com lactose);

– Testes do ar expirado (mede a presença de hidrogênio do ar expirado após a ingestão de alimentos com lactose);

– Teste de tolerância à lactose (ingere-se uma grande quantidade de lactose, medindo-se antes e depois os níveis glicémicos).

Tratamento

Geralmente, o tratamento mais adequado para a intolerância à lactose é a simples eliminação de produtos baseados em leite de vaca da dieta alimentar. Tendo em conta que os sintomas apenas surgem em caso de ingestão, eles deixarão de ocorrer.

Outro tratamento possível é dar ao organismo a quantidade necessária de lactase, para que a digestão da lactose de processe normalmente.

Esta enzima pode ser adicionada ao processo digestivo através da sua toma juntamente com os lacticínios, ou antes mesmo do seu consumo.

No caso dos bebês com intolerância à lactose que ainda estão a amamentar, apesar do leite materno conter alguma lactose, esta encontra-se em quantidades baixas, não tendo por isso de parar a amamentação.

Bastará a mãe eliminar da sua dieta todos os lacticínios até deixar de amamentar.

Seja qual for o tratamento prescrito para cada indivíduo com intolerância à lactose, é fundamental que este ingira as quantidades adequadas de cálcio e outros minerais presentes no leite, através do consumo de outros alimentos ricos nestes nutrientes.

Estes são essenciais para um funcionamento pleno e saudável do organismo.

Perguntas e Respostas

Gostaria de saber se a intolerância à lactose (ao consumo de produtos Lácteos) implica sempre diarreia ou se é possível que se manifeste apenas por gases e dores no baixo ventre.

Gostaria, ainda, de saber se o facto de comer apenas um iogurte natural magro ao pequeno almoço, mesmo que seja todos os dias, é o suficiente para causar sintomas de intolerância?

É possível fazer análises clínicas para detectar uma eventual intolerância à lactose, e, em caso afirmativo onde é que a poderei efectuar.

Resposta:

A intolerância à lactose (açúcar do leite) resulta da deficiência de uma enzima (a lactase), necessária à boa digestão do leite ( da lactose do leite, mais concretamente).

Alimentos como o queijo e iogurtes, contêm um teor mais reduzido de lactose, que foi transformada em ácido láctico, pelas bactérias que fermentam aqueles alimentos.

No entanto, isto depende do método de processamento utilizado em cada marca de queijo e iogurtes, e terá que experimentar algumas.

Muitas pessoas com a intolerância, normalmente toleram bem certos tipos de iogurtes e queijos.

Existem no mercado, leites com reduzido teor de lactose (encontra-o facilmente nos hipermercados).

Quanto à questão dos sintomas, eles podem incluir diarreia ou obstipação (prisão de ventre), inchaço, cólicas e gases.

Algumas pessoas com a intolerância, podem consumir pequenas quantidades de lactose sem problema.

Para aumentar a tolerância à lactose, deve incluir os alimentos lácteos como parte da refeição e não isoladamente.

Para se certificar, pode fazer um teste de tolerância à lactose, basta pedir ao seu médico de família que o encaminhe nesse sentido.

Informações úteis

Aqueles que sofrem de Síndroma do cólon irritável podem sentir um alívio dos sintomas habituais desta desordem -como a prisão de ventre, dores e inchaço abdominais, diarreias, etc. – através de um método caseiro muito simples: cortar nos alimentos com lactose.

Um estudo de investigadores holandeses publicado no “European Journal of Gastroenterology and Hepatology” revela que existe uma relação entre esta perturbação intestinal e a intolerância à lactose, açúcar contido no leite.

Apesar de nem todos que sofrem de irritações intestinais rejeitarem a lactose, não custa experimentar, especialmente em momentos de crise, quando os sintomas se tornam mais incómodos, reduzir o consumo de leite.

Se funcionar, o melhor é adoptar a receita e reduzir a lactose na sua dieta alimentar.

Conheça as Melhores Alternativas Alimentares para a Intolerância à Lactose: 8 Alimentos Substitutos

Leia Também:

Sintomas de Intolerância à Lactose
Dieta sem Lactose – Dieta para intolerância á lactose