-->Sempre que bebo leite fico mal disposta, será que tenho Intolerância ao leite? - Educar Saúde

Sempre que bebo leite fico mal disposta, será que tenho Intolerância ao leite?

Publicado em 21/06/2010. Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902) a 13 novembro 2018

Sempre que bebo leite fico mal disposta. Não percebo o que se passa com o meu estômago e gostaria de saber se é possível ter alguma intolerância ao leite.

Se tal for possível, que alimentos posso ingerir para suprimir esta falha na minha alimentação?

Teresa Ramada

A intolerância à lactose (açúcar existente no leite), ou a incapacidade de digerir o açúcar que o leite contém pode causar dores de estômago, flatulência e mesmo diarreia.

A digestão da lactose, depende da presença de uma enzima chamada lactase, que é produzida por certas células intestinais. A sua má disposição, pode ser de facto devida a uma dificuldade em digerir o leite de vaca e seus derivados.

Experimente durante alguns dias não consumir leite ou derivados e veja se se sente melhor. No caso de se sentir melhor, fale com o seu médico o qual eventualmente lhe pedirá para fazer alguns testes de laboratório (exame das fezes e teste de tolerância à lactose).

No caso de se tratar de uma intolerância à lactose, podem ser feitos alguns ajustamentos alimentares, sem por isso ter que deixar de consumir, completamente, leite ou seus derivados.

Eles são importantes fontes de cálcio, proteínas, riboflavina, vitaminas A e D, magnésio, fósforo e muitos outros nutrientes. Assim,para determinar a sua tolerância a lactose, comece por:

– consumir pequenas porções de alimentos contendo lactose, aumentando gradualmente as doses;

– misturar o leite ou seus derivados nos cozinhados. A mistura de alimentos faz com que a lactose seja libertada mais lentamente e assim mais bem tolerada;

– consumir doses mais pequenas de leite e derivados mas, mais vezes ao dia;

– escolher alimentos ricos em cálcio mas, pobres em lactose (por exemplo, queijos curados);

– experimentar iogurtes fabricados com culturas activas. Eles são mais fáceis de digerir pois, as suas bactérias benéficas ajudam a digerir a lactose;

– escolher, no caso do leite, leite inteiro em vez de leite magro. A gordura contida no leite, permite um aumento do tempo da digestão e ao mesmo tempo, uma gradual digestão da lactose;

– outros alimentos ricos em cálcio, que pode adicionar à sua alimentação, são os legumes de folhas verdes (brócolos e espinafres), produtos fortificados com cálcio como, por exemplo, os cereais, os sumos de frutas, o pão;

– verificar a lista de ingredientes dos alimentos que compra. Alguns não contêm leite mas, podem conter lactose.

Descubra os Benefícios da Dieta do Leite para Perda de Peso

Leia Também:

Sintomas de Intolerância à Lactose
Dieta Pobre em Lactose

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.