Iogurte Caseiro para Prisão de Ventre

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A prisão de ventre é um problema que está relacionado com o processo digestivo normal, e que se carateriza por uma evacuação pouco frequente das fezes. Numa linguagem mais corrente, carateriza-se pelo facto de uma pessoa ir poucas vezes à casa de banho eliminar fezes e impurezas.

iogurte natural

A frequência com que cada um faz evacuação varia de pessoa para pessoa, mas no entanto, quando essa evacuação é feita menos do que cerca de 3 vezes por semana, considera-se que estamos perante um problema de prisão de ventre.

Existem várias possíveis causas para este problema, entre as quais um estilo alimentar pouco adequado, e pouco rico em fibras e em água.

Felizmente, existe um iogurte caseiro que podemos preparar e que nos pode ajudar no problema da prisão de ventre, nomeadamente fazendo com que evacuemos as fezes mais vezes, e consequentemente consigamos limpar as impurezas do nosso organismo e eliminemos os excedentes da digestão.

Para além de ser bom para resolver o problema, este iogurte caseiro é igualmente de fácil digestão.

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste iogurte caseiro.

Ingredientes

  • 1 L de leite;
  • 1 copo de iogurte natural (cerca de 170 g).

Modo de Preparo

Para preparar este iogurte caseiro, deverá começar por aquecer o leite até cerca de 36ºC. De seguida, misture-o com o iogurte natural, que deverá estar à temperatura ambiente.

Arranje um recipiente hermeticamente fechado onde possa guardar o preparado, envolva-o num pano e guarde-o no microondas, fechado, mas sem ligar o microondas, durante cerca de 5 horas.

No final, basta guardar na geladeira o iogurte. Este estará pronto para consumo quando apresentar uma consistência semelhante a um iogurte normal.

Posologia

Este iogurte deverá ser consumido como os iogurtes normais, mas recomenda-se a toma de pelo menos 1 iogurte destes por dia.

O iogurte natural possui muitas propriedades interessantes, para além de ser um bom remédio caseiro para a prisão de ventre. Este irá ainda ajudar a melhorar o trânsito intestinal, a melhorar a flora bacteriana intestinal, combater a fermentação dos alimentos, diminuir alguns sintomas de alguns problemas de estômago, e proteger as vitaminas dos complexos C e B.