7 Benefícios Incríveis Do Iogurte De Soja

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 29 novembro 2018

Muitas são as pessoas que preferem optar pelo iogurte de soja, não só devido aos compostos nutricionais únicos presentes, como também pelos benefícios adicionais que o alimento pode proporcionar à saúde.

Conheça 7 Benefícios Impressionantes Do Iogurte De Soja Para A Saúde

O Que É o Iogurte De Soja?

De forma simples, o iogurte de soja é o iogurte preparado apenas com leite de soja. O leite de soja, por sua vez, é preparado a partir da soja (feijão-soja).

É um tipo de iogurte extremamente popular entre os veganos, uma vez que não é derivado de produtos animais, ao contrário do iogurte normal, sendo desta forma uma excelente alternativa aos produtos lácteos, mais saudável e livre de colesterol.

As pessoas que pretendem reduzir a ingestão total de gordura também beneficiam bastante desta variedade de iogurte.

Contém também uma boa base de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita, além dos probióticos benéficos encontrados neste iogurte.

O alimento também é abundante em vitaminas de gorduras saudáveis; minerais, particularmente cálcio; e antioxidantes, como as isoflavonas.

Semelhante à produção do iogurte normal, o iogurte de soja é produzido através da adição de algumas culturas de bactérias ao leite de soja.

Como Fazer iogurte de soja?

Como Fazer Iogurte De Soja Caseiro

Embora seja um produto geralmente disponível na maioria dos supermercados e hipermercados, algumas pessoas preferem fazer o próprio iogurte de soja em casa.

Passo 1: Leve um litro de leite de soja a ferver e depois reduza o calor.

Passo 2: Coloque o leite de soja numa tigela e adicione o fermento ou cultura bacteriana.

Passo 3: Aqueça o forno durante alguns minutos e depois desligue.

Passo 4: Coloque a tigela com o leite de soja no forno durante cerca de quatro horas.

Passo 5: Aqueça o forno uma segunda vez, desligue e volte a colocar a tigela no forno.

Passo 6: Prove o iogurte para garantir que não esteja muito azedo. Adicione açúcar, se necessário, e guarde na geladeira.

Composição Nutricional

Nutricionalmente falando, uma xícara de iogurte de soja contém cerca de 20% das necessidades diárias de proteína, bem como bons níveis de cálcio, magnésio, vitamina C e ferro.

Um único copo deste iogurte contém aproximadamente 250 calorias, bem como 5 gramas de gordura, a maioria das quais monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Benefícios para a saúde

Os benefícios mais impressionantes do iogurte de soja incluem a sua capacidade em prevenir a osteoporose, reduzir o risco de câncer e combater a hipertensão arterial, entre outros:

  • Fortalece os ossos devido ao elevado conteúdo mineral
  • Baixa a pressão sanguínea e protege a saúde do coração
  • Promove a atividade antioxidante e reduz o risco de doenças crônicas
  • Gerencia os sintomas do diabetes
  • Melhora o sistema circulatório
  • Protege o sistema gastrointestinal

Doença cardíaca

O seu consumo pode melhorar a saúde cardiovascular. A soja contém gorduras poliinsaturadas, gorduras saudáveis ​​que podem reduzir o risco de doença cardíaca. A doença cardíaca é a principal causa de morte em alguns países.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Guelph em Ontário, Canadá, publicada no “Journal of Nutrition” em 2009, o consumo de proteína de soja pode reduzir os níveis de colesterol no sangue e reduzir o risco de doença cardiovascular em adultos com diabetes tipo 2.

Diabetes

As pessoas com diabetes precisam gerir os altos níveis de açúcar no sangue. O consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como o iogurte de soja, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque o organismo absorve lentamente o açúcar destes alimentos.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Newcastle em Tyne, Inglaterra, publicada no “Diabetes Care” em 2010 descobriu que comer esta variedade de iogurte antes do café da manhã resulta em quase 40% de redução nos níveis de açúcar no sangue após o café da manhã, em pessoas com diabetes tipo 2.

Osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela perda óssea e pelo aumento do risco de fraturas. Comer alimentos ricos em cálcio, como este, pode reduzir o risco de osteoporose.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Bari, na Itália, publicada em “Maturitas” em 2002, os alimentos à base de soja podem ser eficazes na redução do risco de osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

Câncer

Iogurte De Soja Com Frutas Reduz Risco De Câncer

Sabia que comer iogurte de soja com frutas pode ajudar a reduzir o risco de câncer? Sim. As isoflavonas presentes na soja têm propriedades semelhantes ao estrogênio que protegem o indivíduo contra o câncer.

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Hanyang em Seul, Coréia, publicada no “International Journal for Vitamin and Nutrition Research”, comer alimentos à base de soja juntamente com frutas e vegetais está associado a um risco menor de câncer de mama.

Varie nas frutas que adiciona ao iogurte, como mirtilo, morango, pêssego, cereja, framboesa e banana, para maximizar a ingestão de antioxidantes e outros nutrientes importantes.

Melhorar a saúde gastrointestinal

O alimento é uma fonte de lactobactérias, um tipo de bactéria útil na manutenção da saúde do sistema digestivo e do cólon. As lactobactérias também são conhecidas por reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon. (Conheça os melhores Remédios Caseiros para o Câncer de Cólon.)

Benefícios na saúde de mulheres na menopausa

Foi descoberto que no Japão, onde o uso de iogurte de soja e outros produtos alimentícios à base de soja, que as mulheres japonesas têm 33% menos chance de experimentar sintomas da menopausa que as mulheres que vivem em países, onde os produtos de soja são menos consumidos.

Iogurte De Soja Vs Iogurte Normal

A principal diferença entre o iogurte de soja e o iogurte regular é que o iogurte comum utiliza produtos lácteos (por exemplo, leite de vaca) como base, enquanto que o iogurte de soja usa apenas leite de soja, derivado do feijão-soja (feijão-chinês).

Dependendo do tipo de iogurte à base de soja que consumir, este pode ter níveis mais altos de calorias que o iogurte tradicional. Para além disso o iogurte normal geralmente também maiores quantidades de proteína.

Referências

1 https://www.sciencedirect.com/
2 https://www.sciencedirect.com/
3 https://onlinelibrary.wiley.com/
4 https://onlinelibrary.wiley.com/
5 https://www.sciencedirect.com/