Iogurte emagrece e não só

Revisado por Equipe Editorial. Publicado em 11 de janeiro de 2011

Você sabia que o Iogurte emagrece, rejuvenesce e acaba com a tensão pré-menstrual (TPM)?

É verdade, o iogurte é muito mais do que um alimento baixo em calorias. Rico em nutrientes, reduz o risco de doenças, facilita o funcionamento do intestino, fortalece os ossos e diminui os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM).

Obtido através da fermentação do leite, contém ainda lactobacilos, bactérias de efeito positivo. Este tipo de micro-organismo dificulta a instalação de seres causadores de doenças, o que proporciona o melhor funcionamento do organismo, previnindo doenças como gastrite, cancro, hipertensão e colesterol.

O iogurte pode até substituir o leite, pois contém todos os seus nutrientes e oferece maior facilidade de digestão, inclusive para quem tem intolerância à lactose. O seu efeito na melhoria da TPM ocorre por causa da grande quantidade de cálcio que possui. Isso faz com que a musculatura do útero relaxe, amenizando as cólicas.

O iogurte está sempre dentro das dietas. E para quem não sabe, é muito mais que um alimento com poucas calorias. É funcional, reduz o risco de doenças, facilita o funcionamento do intestino, fortalece os ossos e diminui os efeitos da TPM.

Conheça outros beneficios do iogurte:

– Ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas — importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e retardar o envelhecimento.

– Contribui para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso.

– A vitamina A presente no iogurte melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos.

– As vitaminas do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células.

A bebida pode ser ainda mais nutritiva se misturada com frutas, mel e cereais. Aprenda uma receita caseira:

1 litro de leite

1 envelope de  fermento lácteo

Frutas, mel e granola a gosto

Aqueça um litro de leite até o ponto de fervura. Retire do fogo e deixe esfriar até 40º (use um termômetro simples para medir). Adicione um envelope de fermento lácteo e mexa de dois a três minutos. Despeje a mistura em um pote grande, tampe e leve-o para um local onde a temperatura possa se manter entre 40º e 43º (dentro do forno apagado, por exemplo). Aguarde entre quatro e seis horas até a completa coagulação do leite. Deixe na geladeira por, no mínimo, quatro horas e, na hora de servir, misture com frutas, mel ou granola.

Receita rápida

Abra uma caixa longa vida de leite semidesnatado ou desnatado e retire um copo da bebida. Complete a embalagem com um copo de iogurte desnatado puro e deixe na geladeira. O leite fermentará e se transformará também em iogurte.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Última atualização da página em 30/10/19