Ipeca (Ipecacuanha)

A Ipeca é uma maravilhosa erva medicinal reconhecida em todo o mundo não só na medicina homeopática (homeopatia) como também pelo seu famoso xarope, sendo que é também designada por Ipecacuanha que significa “planta de doente de estrada”.

Continua depois da Publicidade

Trata-se de uma planta que pode atingir os 30 cm de altura com apenas 2 anos e meio de idade. É originária de regiões húmidas, sobretudo das florestas tropicais da América, com especial destaque no Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia e Peru.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A parte utilizada da planta na maioria dos casos é a raiz, sendo colhidas na Primavera e posteriormente secadas para serem utilizadas pela indústria farmacêutica.

As suas raízes apresentam enorme valor farmacológico, nomeadamente, para tratamento antidiarreico, expetorante e anti-inflamatório. Trata-se de um raiz que pode atingir cerca de 20 a 40 cm de comprimento, podendo ser utilizada para chá como para remédio.

A ipeca auxilia em vários tratamentos com especial destaque para doenças do aparelho respiratório. A planta contém uma substância designada por emetina que provoca vómitos, sendo muito importante para limpeza do aparelho digestivo em casos de envenenamento por exemplo (Ler: Remédio para Envenenamento). É indicada para amebíases, doenças do pulmão e brônquios.

É um irritante muito forte que estimula sistemas gástricos, baixa febres e previne formação de cistos (quistos). A ipecacuanha é utilizada também para aliviar tosses, coqueluche e tosse aguda. Pode ser administrada em forma de xarope (xarope de ipeca), provocando o vómito no tratamento de pessoas que ingeriram veneno.

É necessário ter cuidado, porque o seu consumo em excesso poderá provocar vómitos severos e diarreias. Em homeopatia é usado também para o tratamento de náuseas. O xarope de Ipecacuanha é constituído por rizomas de duas espécies diferentes e contém substâncias como emetina, psicotrina e outras isoquinolinas.

Se optar pelo xarope deve tomar uma colher (15ml) e se no prazo de 20 minutos não vomitar repita a dose e se mesmo assim não conseguir vomitar o melhor a fazer é submeter-se a uma lavagem gástrica.

Deve ter sempre em conta que no máximo poderá tomar 30 ml do xarope de ipeca, porque acima desta quantidade do medicamento poderá ter efeitos tóxicos que podem ser bastante prejudiciais à sua saúde. Outro pormenor a ter em conta é não confundir o xarope de Ipeca pelo extrato de Ipeca que é muito mais forte.

Chá de Ipeca

Se optar por tomar em forma de infusão coloque duas colheres de sopa de extrato para cada litro de água e deixe ferver durante dez minutos e de seguida deixe arrefecer durante também 10 minutos. De seguida basta que coe e está pronto para se tomar. Deve tomar 2 a 3 chávenas de chá de Ipecacuanha por dia.

Se tiver dúvidas e não souber ao certo como administrar a ipeca, nada melhor do que uma consulta com o seu médico ou alguns aconselhamentos com o seu farmacêutico a fim de obter melhores esclarecimentos ao seu caso concreto.

Esta verdadeira pérola da natureza é uma planta bastante conhecida em tratamentos medicinais há muitos anos, sobretudo para infeções intestinais e bronquites.

A oferta desta planta tem vindo a diminuir nos últimos anos devido á dificuldade em ser cultivada fora do seu habitat original. A Ipeca exige solo escoado, terra rica em húmus, bastante sombra e humidade.

Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 14/07/21