Jardim Zoológico de Lisboa

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Jardim Zoológico de Lisboa, Natureza animal em estado puro.

Está instalado no centro da cidade de Lisboa há já 120 anos e pretende aliar à educação a diversão de um dia bem passado a ver cerca de 2000 animais pertencentes a 400 espécies diferentes. É muita coisa. Não penses que é só montra dos animais. Este zoo tem por objectivo a conservação, preservação e reprodução de espécies em vias de extinção. Uma tarefa importante, portanto.

Antes de vermos a bicharada há que passar pela zona de restaurantes. Mesmo à frente está a entrada para o Animax, uma das mais recentes atracções do zoo com equipamentos de diversão. As boas-vindas surgem com a fotografia que recorda o dia que ainda vamos passar. Apanhar o teleférico não era má ideia. Elevamo-nos a alguns metros do solo e passamos mesmo por cima do território de alguns importantes primatas e não há que ter medo de ficar cara a cara com algum leão esfomeado.

A viagem dura cerca de meia hora, o tempo que demora a passarmos em revista os quatro continentes. Vê-se uma boa parte da cidade, e por baixo de nós espreguiçam-se os lobos e ursos. Depois desta viagem aérea, está na altura de, com os pés bem assentes na terra vermos de perto o que foi alcançado do ar. O Reptilário é um ecossistema tropical que exibe as mais temidas cobras e serpentes como a ruidosa cascavel. Um vidro é o suficiente para nos manter suficientemente perto mas em segurança. A tarântula lá está muito sossegada e o lagarto que está em cima do seu ramo de árvore é um preguiçoso.

http://olhares.aeiou.pt/angelheart

No recinto dos ursos, um dos que lá se encontra resolve brindar os espectadores com uma pose fotogénica. E então não é que já existiu em Portugal nas montanhas do norte como no Gerês e em Montesinho… Os macacos já são mais enérgicos, atarefados à procura de amendoins e soltando guinchos para todos os ouvirem.

E lá vai a pequenada a correr para junto dos hipopótamos para ver o macho que aqui nasceu em Fevereiro último com cerca de 50 quilogramas de peso e 40 centímetros de altura. E já que se fala neles, sabias que o parto e a amamentação destes animais são feitos dentro de água? Ah pois é. E se um dia pensares ir a África fica sabendo que podes encontrar estes bichos principalmente na região central desse continente. Uma outra cria de elefante já aqui nasceu e com o belo peso de 100 quilos. Umas patas grandes e umas enormes orelhas é o que mais sobressai.

Já no topo do Jardim Zoológico, a raposa está escondida na sua toca com as orelhas espevitadas. Em frente, um bosque guarda o lobo ibérico que ali está entre as árvores.

Ao fim da tarde as girafas recolheram ao quarto. As elegantes de pescoço grande pareciam cansadas de serem tão admiradas por estranhos. Já os elefantes, estes recebem-nos com simpatia, e ainda falta tanto para descobrir…

Quanto aos golfinhos… à baía chegou um, já este ano, com 11 anos de idade e já aprendeu a lição toda. Ainda te deves lembrar que este bicharoco é um mamífero e que a audição é o sentido mais desenvolvido destes cetáceos?

Antes de sair ainda há tempo de cumprimentar os flamingos e um pachorrento camelo. Quanta bicharada já se viu hoje. Depois da saída, os restaurantes pedem que ali se fique uns minutos. Para adultos e gente nova, um regresso à infância.

informações úteis
Jardim Zoológico de Lisboa
Morada: Estrada de Benfica 158-160 Lisboa 1549-004 LISBOA
Telefone: 217232910
Fax: 217232901
Email: gav@zoolisboa.pt
URL: