Os 10 Benefícios Comprovados Do Jejum De Água

Revisado por Equipe Editorial a 31 março 2018

Submeter-se ao jejum de água pode trazer resultados notáveis ao organismo, no entanto, ao experimentar este método de purificação, deve-se observar algumas regras rígidas de segurança, para se manter saudável durante todo o processo.

Jejum De água

O que é o jejum de água?

O jejum de água constitui uma abstinência extremamente rígida em que se consome apenas água, sem nenhuma ingestão calórica por um determinado período de tempo.

É um tipo de jejum muitas vezes obrigatório antes de alguns exames (exame de sangue, Perfil lipídico (lipidograma), endoscopia, exame de glicemia (Glicemia de jejum), administração de alguns tipos de anestesia e cirurgias.

A teoria por trás dessa privação de calorias é induzir o corpo a redefinir ou revitalizar determinados processos e funções, o que ajuda no controle e tratamento de condições específicas.

Além disso, essa extrema redução de calorias (até 0 calorias) gera efeitos bem rápidos sobre o peso e o metabolismo.

O jejum de água é uma abordagem bastante controversa por muitas razões de saúde, já que alguns especialistas argumentam que o corpo é uma máquina quase perfeita que não requer “reiniciar”.

A falta de nutrientes durante vários dias consecutivos também pode ser potencialmente perigosa e trazer muitos efeitos colaterais para a saúde.

O jejum de água tornou-se uma prática utilizada em diversas partes do mundo para inúmeras finalidades.

Uma vez que a tendência está a aumentar, é bom entender o que fazer, qual o modo mais seguro e que métodos empregar para obter os melhores efeitos sem prejudicar a sua saúde.

Benefícios para a saúde

Benefícios Do Jejum De água

Os efeitos terapêuticos no corpo são imensos, pois oferece uma miríade de benefícios para a saúde.

O jejum de água ajuda na perda de peso, na redução da pressão arterial, na diminuição do processo de envelhecimento e na regulação de insulina, entre outros:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina, pois existe menos flutuação nos níveis de açúcar no sangue.
  • Melhora a reparação, recuperação e cura do corpo, devido à diminuição da inflamação.
  • Reduz os níveis de estresse, diminui a pressão arterial e rejuvenesce o corpo.
  • Aumenta a imunidade devido à melhor resistência celular.
  • Permite a redução da proliferação de células cancerígenas.
  • Atrasa o envelhecimento e o declínio cognitivo.
  • Reduz o risco de doença cardíaca.
  • Resolve problemas digestivos como a gastrite, síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, diarreia, gases, dispepsia e perda de apetite.

Para além disso é também uma oportunidade de introspecção emocional e espiritual.

Vejamos abaixo alguns destes benefícios em mais detalhe.

Emagrece

Procurando a maneira mais rápida de perder peso? Os maus hábitos alimentares estão a “entupir” o seu corpo? Nesse caso, a dieta do jejum de água pode ser a resposta aos seus problemas.

Cada vez que se realiza um jejum de água, cria-se uma enorme deficiência calórica, podendo ser notada uma diminuição de até dois quilos do peso corporal por cada dia praticado (particularmente no primeiro e no segundo dia).

Entretanto, os quilos extras diminuirão a partir deste ponto.

Atrasa o processo de envelhecimento

O jejum de água mostrou atrasar o envelhecimento natural. O método também é eficaz em desencadear atividades antioxidantes no organismo, reduzindo doenças crônicas e inflamações.

Pressão sanguínea

Restringir o número de variáveis que uma dieta contém, garantindo que o corpo se libere de toxinas e “reinicie” alguns sistemas, ajuda a diminuir a pressão arterial, minimizando a tensão no sistema cardiovascular.

Diabetes

Alguns estudos descobriram que o jejum de água pode tornar o corpo mais sensível a certos hormônios responsáveis por desencadear a emissão de glicose e insulina, ajudando a prevenir ou a lidar melhor com a diabetes.

Doenças crônicas

Embora o processo químico derivado do jejum não seja totalmente compreendido, não se pode negar que exista uma correlação entre o jejum de água e um risco reduzido de doenças crônicas.

Elimina toxinas e substâncias nocivas

Os especialistas recomendam que os adultos bebam pelo menos 8 copos de água por dia para eliminar as substâncias e toxinas nocivas do corpo.

Previne o envelhecimento da pele

Um estudo realizado para verificar o efeito da hidratação na prevenção do envelhecimento da pele confirma que uma maior ingestão de água pode impactar positivamente a fisiologia normal da pele.

Cura a acne mais rapidamente

De acordo com alguns especialistas este tipo de jejum melhora a circulação sanguínea. Os defensores do método afirmam que o tom de pele melhora como resultado do jejum.

Uma vez que a pele está bem hidratada, ela cura e renova-se mais rapidamente.

Pensa-se também que o método ajude a acelerar a cicatrização de cicatrizes e pode ajudar em alguns problemas de pele como a acne, borbulhas e outras condições de pele como o eczema.

Como fazer o jejum de água?

Jejum De água Antes E Depois

Se está determinado a fazer um jejum de água, o primeiro passo é consultar o seu médico, segundo o seu histórico, para determinar se esta seria uma escolha de saúde sábia, atendendo às condições preexistentes ou fatores de risco.

Se é a primeira vez que está a fazer um jejum, comece com um curto período de tempo (12h, 24h, 36h), (não mais do que um dia ou dois), pois, isso aumentará as chances de ser bem-sucedido e pode medir a eficácia da sua abordagem.

Existe quem use água quente (morna). Neste caso não será necessário. Certifique-se apenas de abastecer a sua casa com bastante água (de variedades diferentes, e não só água da torneira), e comece logo pela manhã.

Os dois primeiros dias serão difíceis, mas os resultados podem ser impressionantes.

Mais importante ainda, no entanto, é como finalizar o jejum.

Ao finalizar o período de privação calórica, é essencial reintroduzir lentamente os alimentos, começando com os de fácil digestão, como frutas macias e iogurtes.

Inclua gradualmente os outros alimentos após o jejum, sempre com moderação, para evitar mal-estar no estômago.

Dicas

Existem muitas dicas a serem consideradas antes de começar este tipo de jejum, que incluem o seguinte:

Assegure-se de descansar o suficiente todos os dias e preencha o seu tempo com diferentes atividades.

Será muito difícil resistir a um ou outro petisco, quando as dores da fome aparecerem, mas confie nos resultados, e os benefícios valerão a pena.

Sem uma reserva normal de calorias faltará energia para realizar as tarefas cotidianas, portanto, tente minimizar o gasto energético.

Para finalizar, em vez de comer, encontre outras atividades para liberar a sua mente do estômago ruidoso, como ler um livro, ver um filme, um novo passatempo, yoga, meditação ou escrever um diário.

Perigos e riscos

Existem vários riscos na realização do jejum de água que tornam a prática controversa, como a recuperação rápida de peso, a desidratação e a hipotensão ortostática, apenas para citar alguns.

Perda de peso falsa: o rápido emagrecimento observado como consequência do jejum de água é, em grande parte, o peso da água que foi eliminada, e o corpo vai recuperá-la rapidamente após o fim do jejum, levando por vezes a algum desapontamento.

Desidratação: por mais contrário que pareça, o aumento da micção decorrente do consumo excessivo de água, específico desta dieta, pode desidratar o corpo.

Hipotensão ortostática: algumas pessoas relataram quedas perigosas na pressão arterial durante esta dieta, o que pode levar à irregularidade da função cardíaca e outros efeitos colaterais perigosos.

Efeitos secundários

Sem a absorção normal de nutrientes, é provável que sofra fadiga e letargia, bem como fraqueza muscular e função cognitiva lenta.

Esse quadro deficitário irá parar após a introdução de calorias na dieta.

Obs: Para que gosta do poder Detox do limão, pode juntar um pouco de suco de limão à agua.

Se desejar também pode usar água de quiabo para o método (para potencializar o emagrecimento). Para fazer esta água corte o quiabo pela metade ou em 4 partes e retire as pontas.

De seguida adicione os pedaços a um mínimo de 200 ml de água, e deixe de molho durante a noite.

Descubra Também os Benefícios de Beber Água Morna com Mel de estômago vazio