Jericoacoara

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Chama-se Jericoacoara, mas não se importa que a trate pelo diminutivo “Jeri”. É simples esta vila de pescadores do nordeste brasileiro. É abençoada por Deus – o mesmo que a colocou cuidadosamente a um grau do Equador. Jericoacoara é bonita por natureza. Quando os pescadores deram por si, a vila já estava a ser invadida por aquelas pessoas brancas no primeiro dia e vermelhas no segundo. Turistas, enfim.

O mapa do paraíso passou de mão em mão e, hoje, Jericoacoara é conhecida por muita gente. Gente que volta para casa e conta o “segredo” para os amigos, tios e vizinhos. Gente que faz questão de mostrar com requinte de detalhes as fotos de dunas, lagoas de água doce e salgada, coqueirais e areias coloridas. Ainda bem que o governo brasileiro teve sanidade mental suficiente para decretar uma lei, em 1984, que tornasse esta praia do Ceará Área de Protecção Ambiental. Nada de hotéis com tapetes vermelhos, apenas barzinhos e pousadas simples.

A legislação federal conseguiu barrar não só a instalação maciça da rede hoteleira, mas também o avanço de estradas. Para alcançar o litoral de Jericoacoara é preciso apanhar, em Jijoca, uma espécie de autocarro sem paredes – os nordestinos chamam-no carinhosamente de jardineira ou “pau de arara”. Aqueles que estiverem a bordo de um carro com tracção às quatro rodas poderão seguir os 25 quilómetros de morros e dunas até Jeri sem recorrer à jardineira. A viagem parece longa e cansativa, mas a travessia já merece o estatuto de passeio de tão bonita que é a paisagem.

Percorrer a pé a região rochosa de Jericoacoara é fundamental para perceber as características do lugar. Pode-se caminhar da Praia da Malhada – onde fica a Pedra Furada, um gigantesco arco esculpido pelas águas – até à Pedra do Frade. Durante o percurso, com quase dois quilómetros, descobrem-se piscinas naturais, cavernas e formações minerais com desenhos divertidos. Pena que, quando a maré está alta, este caminho fique submerso. É que o mar avança praia acima até encostar ao Serrote, uma serra que suporta, no alto dos seus cem metros, um farol electrónico alimentado pela energia solar.

Sol, aliás, é o que não falta. Há resmas dele ao longo de todo ano. E, como Jericoacoara está apenas a um grau do Equador, tanto a lua como o sol nascem e repousam sobre o mar. E já há até público cativo para assistir a esse duplo espectáculo da natureza. Dúzias de turistas, por indicação da população local, instalam-se na famosa “Duna do Pôr-do-Sol” e aguardam que o astro diga adeus no horizonte.

Quando as ondas e a superfície da areia recebem um verniz prateado das estrelas, uma roda de capoeira forma-se ao som de berimbaus e palmas. A Pedra Furada, entre 15 de Julho e 15 de Agosto, também oferece uma paisagem memorável: o sol, ao descer, encaixa-se perfeitamente na cavidade do arco.

Quando as pernas derem sinal de cansaço, está na hora de recorrer a um passeio a cavalo ou de “buggy“. A Lagoa do Paraíso, ao Sul de Jericoacoara, costuma ter vários desses veículos estacionados nos seus arredores. É o destino primeiro de quem os aluga, uma vez que os próprios guias fazem questão de frisar o quão imperdível é aquela circunferência, com mais de 15 quilómetros de diâmetro, preenchida com água doce cristalina. Os 20 quilómetros do litoral de Jericoacoara guardam ainda outras lagoas – como a lagoa do Junco ou a lagoa Encantada -, algumas delas salgadas, à beira-mar.

De volta à vila, tome um banho relaxante e prepare-se para a noite agitada da “Jeri”. A oferta de bares onde se ouve rock ou “reagge” é grande, mas não há nada comparável ao tradicional forró “Recanto do Momento”. Os residentes mais antigos da vila contam que, há algumas décadas, a música dependia de um antigo toca-fitas que, por sua vez, dependia da bateria de um camião do exército caindo aos pedaços. O baile terminava justamente quando todos estavam cheios de energia, menos a tal viatura militar.

Pousadas e Hoteis

Hotel Villa Terra Viva
Hotel Mosquito Blue
Pousada Blue Jeri
Pousada Surfing Jeri
Pousada Espaco Nova Era
Pousada Caju
A Estrela D’Alva Pousada
Pousada do Tadeu
Pousada Ibiscus
Pousada Jacare
Pousada Tropical Brasil
Pousada Sitio Phoenix
Vila Prea Hotel

Atrações de Jericoacoara

Pedra Furada


Duna do Pôr-do-Sol
Tatajuba
Praia do Preá
Lagoa Azul – Lagoa Paraiso
Mangue Seco
Praia da Malhada
Guriú
Serrote – Farol

Mapa de Jericoacoara