-->Joelho Estalando: o que pode ser e como tratar

Joelho Estalando

Publicado em 28/11/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Uma das queixas mais habituais nas consultas de ortopedia são os estalos no joelho. Este barulho, que surge quando o indivíduo faz determinados movimentos, como levantar-se de uma cadeira, caminhar, correr, agachar-se ou subir e descer escadas, entre outros, pode ser ou não sintoma de alguma doença.

estalos no joelho

O joelho estalando pode surgir como sintoma único, ou então, vir acompanhado de outros sinais, como dor, inchaço, ou mesmo situações de falseio. Conheça de seguida o porquê do joelho estalar, as possíveis causas, e ainda, qual o tratamento mais adequado. Confira.

Causas dos estalos do joelho?

O barulho de estalos no joelho é originado por uma crepitação da patela, estando normalmente relacionado com o atrito existente entre o fêmur e a patela. Contudo há casos onde os estalos são decorrentes de outros atritos que ocorrem na zona interna do joelho.

As causas são várias, podendo simplesmente ser sinal do desgaste natural provocado pelo envelhecimento, mas também, originados por uma inflamação, pancada ou artrose. Há ainda outras causas para o surgimento de estalos no joelho, onde se incluem diversas doenças do sistema locomotor. Confira de seguida algumas doenças que podem causar este sintoma:

  • lesões no menisco (menisco lateral discoide, flaps, calcificações, etc.);
  • sinovite;
  • doenças reumáticas, como por exemplo a condrocalcinose;
  • alterações na cartilagem do joelho (afilamentos, fissuras, entre outros).

O joelho estalando pode também ser sintoma de problemas relacionados com a coluna. Isto ocorre especialmente associado a mecanismos de compensação.

Este processo, em que outras regiões acabam por ser sobrecarregadas devido ao facto de uma determinada zona não estar bem ou não realizar de forma adequada a sua função, pode assim levar a problemas no joelho, manifestando-se de várias formas, entre as quais através de estalos.

joelho estalando

O que fazer se o joelho estiver estalando?

Em muitas situações, o facto de o joelho estar a estalar não tem qualquer significado relevante e não é necessário nenhum tratamento específico. Contudo, isto apenas ocorre em casos onde o joelho estalando não tem limitações ou dores associadas.

Publicidade

Pelo contrário, se os estalos no joelho forem apenas um de vários sintomas, como dor, inchaço, falseio ou algum tipo de limitação motora relacionada com o joelho, então é importante consultar um médico ortopedista.

Publicidade

Este irá verificar qual a doença que está na origem dos estalos, e apenas depois, definir o tratamento mais adequado. Este será então baseado na causa do problema, podendo incluir medicação, exercícios específicos, fisioterapia, infiltrações, e em casos mais graves, mesmo cirurgia.

No que diz respeito ao tratamento fisioterapêutico, este deve ser iniciado logo que o problema seja diagnosticado, já que é a componente mais importante do tratamento.

Cuidados a ter com o joelho estalando

Os estalos no joelho são sempre sinal de que algo não está perfeito com esta articulação. Como tal, seja como forma de evitar o agravamento, seja como prevenção, é importante ter alguns cuidados com o joelho. Estes cuidados incluem:

  • não pegar em pesos excessivos;
  • evitar utilizar sapatos desconfortáveis e pesados;
  • evitar sempre que possa subir e descer escadas;
  • usar durante o dia uma ligadura elástica justa no joelho (sem estar demasiado apertada, de modo a não dificultar a circulação sanguínea).

Ler » Lesão nos ligamentos do joelho

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade