Jogo para Aumentar a Consciência do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Com o nascimento, inicia o desenvolvimento do bebê, que irá anos mais tarde terminar com a sua chegada à vida adulta.

Apesar de este percurso ser longo e complexo, os primeiros meses e anos de vida são essenciais no seu desenvolvimento, tanto físico, como cognitivo, emocional e social.

Logo que nasce, o bebê é exposto a um grande conjunto de estímulos, aprendendo e assimilando informação através das suas experiências e das sensações sentidas.

São estas experiências e sensações que ajudam o bebê a estabelecer ligações no seu cérebro, e dessa forma, a aprender capacidades e habilidades novas, e a ter maior consciência do mundo que o rodeia.

Todas as sensações que um bebê sente, desde a visão, cheiro ou tato, têm um papel importante no seu desenvolvimento. E se essas experiências sensoriais ocorrerem de uma forma sistemática e carinhosa, então o seu papel tem ainda mais impacto.

É por isso fundamental que os pais, desde bem cedo, exponham os seus filhos a um grande número de estímulos, que irão ajudar o seu desenvolvimento e facilitar a consciencialização do mundo que o rodeia.

Conheça de seguida um jogo para aumentar a consciência do bebê.

Jogo para aumentar a consciência do bebê

Uma atividade simples que pode realizar com o seu bebê consiste em tocar nos seus braços com tecidos com texturas diferentes, como uma toalha, um tecido de cetim, ou uma camisola de lã, etc. Esta atividade irá ajudá-lo a experienciar sensações de tato diferentes.

Outra brincadeira que pode fazer com o seu bebê é experimentar vários cheiros. Por exemplo, dê-lhe a cheirar uma peça de fruta acabada de cortar, uma flor, uma folha de papel, uma peça de roupa lavada, etc.