Kernicterus

Atualizado e Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 27 de julho de 2014

A icterícia é um problema que se caracteriza por uma coloração da pele amarelada, que poderá ser algo normal e natural nos primeiros dias de vida de um recém-nascido. Por outro lado, pode acontecer também como consequência de outros problemas de saúde.

Geralmente a icterícia é um problema não excessivamente preocupante, acabando por se resolver com uma questão de tempo e sem a necessidade de grandes tratamentos.

Contudo, em casos extremos e muito raros este problema pode complicar-se, e aqui estamos perante um caso de kernicterus.

No caso deste problema, o kernicterus, o que acontece é que a bilirrubina (que tradicionalmente causa a icterícia) pode acumular-se no cérebro. Assim, ocorrerão lesões cerebrais e, em casos extremos, poderá mesmo levar à morte.

Inicialmente, o kernicterus gera sintomas como vómitos, sonolência e inapetência. Com o evoluir do problema, espasmos musculares (mais na zona do pescoço e costas) poderão também começar a ocorrer.

Os olhos do bebé poderão também revirar-se (girar para a parte superior), iniciarem-se convulsões, e em casos extremos a morte.

A longo prazo, se não detectado e corrigido adequadamente, o problema o kernicterus poderá deixar marcas, como é o caso de rerardo mental, surdez, paralisia parcial e até mesmo paralisia ao nível cerebral.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19