Tomar suplementos de L-teanina é quase uma obrigação para algumas pessoas com determinadas condições de saúde, no entanto, antes de adicionar o aminoácido ao seu regime alimentar, conheça melhor todos os seus possíveis efeitos no organismo.
O Que É a L-Teanina?
A L-teanina é um aminoácido análogo ao glutamato e à glutamina. Foi descoberto em meados do século XX.
Encontrado principalmente em fontes vegetais e fungos, é talvez mais famoso pela sua presença na Camellia sinensis, a planta do chá.
Existe alguma controvérsia sobre a suplementação com este aminoácido e, embora seja perfeitamente legal e amplamente disponível, é proibido em algumas regiões do mundo.
De modo geral, quando consumida com moderação, a L-teanina é perfeitamente segura e, após ser metabolizada no organismo, ajuda a estimular a produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, além da glicina e do GABA (ácido gama-aminobutírico). ).
Se deseja aumentar os seus níveis de L-teanina, a única fonte alimentar disponível é bebendo chá. Este aminoácido análogo é o que dá o sabor salgado (ou umami) a alguns sabores de chá.
Quando se trata de dosagem, uma xícara normal de chá preto tem cerca de 20 miligramas do composto, enquanto a quantidade média de suplementação varia de 100 a 200 miligramas consumidos duas vezes por dia. O nosso corpo não produz o aminoácido, embora o composto possa ser produzido sinteticamente.
Como funciona?
A teanina é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e afetar diretamente o cérebro. No cérebro, tem como alvo produtos químicos cerebrais que regulam a excitação, a ansiedade, o prazer e a atenção ( R ).
Quando administrada a ratos no estômago, a substancia é encontrada no sangue após uma hora, atinge o máximo de cinco horas no cérebro e é completamente eliminada após 24 horas ( R ).
A substância aumenta os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, com possível melhora na memória e no aprendizado (R , R2 ).
Também aumenta os níveis, bem como a eficácia do GABA, o principal neurotransmissor inibitório do corpo ( R ).
Também aumenta a atividade das ondas cerebrais alfa, o que causa relaxamento mental, concentração e sono REM profundo (R , R2 , R3 ).
A L-teanina aumenta os níveis de glutationa, a molécula antioxidante mais importante do corpo ( R ).
Ela e a cafeína em combinação são benéficas para melhorar o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes ( R ).
Benefícios Da L-Teanina
Os benefícios mais impressionantes da L-teanina incluem a sua capacidade em melhorar a função cognitiva, diminuir a ansiedade, promover um sono saudável e minimizar os sintomas da esquizofrenia, entre outros.
Função cognitiva
Ao estimular a produção de neurotransmissores chave no cérebro, tais como a dopamina e a serotonina, este análogo é capaz de reduzir a oxidação de estresse no cérebro e limpar as vias neurais, resultando em menor deposição de placas amilóides e garantindo que a função cognitiva será mantida com a idade. Também é conhecido por melhorar o estado de alerta e a retenção de memória.
Pode curar úlceras do estômago
O composto curou úlceras do estômago em uma dose de 10 mg / kg de peso corporal, e úlceras agravadas em doses maiores de 40 mg / kg de peso corporal ( R ).
Alivia os efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais como antioxidante e estimulando a produção de prostaglandina E ( R ).
Acidente vascular cerebral
Ter um influxo desse análogo permite que o corpo reduza rapidamente a pressão sanguínea e mantenha os eventos cardiovasculares sob controle, protegendo assim contra doenças cardíacas coronárias e AVCs adicionais.
Tratamento adjuvante do câncer
A substância melhorou os efeitos antitumorais de drogas que matam o câncer ( R , R2 ). Também reduziu a toxicidade dessas drogas nos tecidos saudáveis ( R , R2 , R3 ).
A substância diminuiu o crescimento e a migração de células de câncer de fígado e pulmão ( R , R2 ).
Ansiedade e Estresse
A pesquisa mostra que as pessoas suplementandas regularmente com L-teanina são capazes de reduzir os níveis de hormônio do estresse, o que reduz o risco de doenças crônicas e inflamações em todo o corpo. Ao consumir este composto no chá, os outros antioxidantes podem ajudar ainda mais a relaxar a mente.
Ajuda a perder peso
A teanina, juntamente com outros componentes do chá verde, reduziu os níveis de triglicerídeos e ácidos graxos no sangue. A ingestão de alimentos e o peso corporal diminuíram em camundongos que receberam o aminoácido ( R).
Qualidade do sono
Embora o composto esteja ligado ao aumento do estado de alerta e concentração, ele também possui propriedades sedativas, graças aos seus efeitos nos níveis de serotonina e dopamina no organismo.
Ao equilibrar os hormônios no cérebro, o aminoácido pode facilitar a migração pacífica para o sono e acordar revigorado pela manhã.
Transtorno de déficit de atenção
Os estudos a este respeito têm sido de certa forma limitados, mas quando administrado em adultos jovens com distúrbios de hiperatividade, este análogo de aminoácidos foi capaz de reduzir o pensamento distraído e aumentar a capacidade de concentração, resultando num melhor comportamento e resultados acadêmicos.
Reduz os sintomas da depressão
Num estudo realizado, a ingestão de heanina durante oito semanas ajudou nos sintomas depressivos, ansiedade, distúrbios do sono e déficits cognitivos em pacientes com transtorno depressivo maior ( R ).
Esquizofrenia
O sistema nervoso e os distúrbios psicológicos podem ser particularmente difíceis de tratar, mas ao aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, ele pode minimizar estes episódios maníacos e ajudar a manter os sintomas sob controle.
Alguns estudos descobriram que este aminoácido pode realmente proteger as células cerebrais de danos e reduzir os níveis de toxicidade nas vias neurais.
Protege o coração e vasos sanguíneos
A teanina melhora a função dos vasos sanguíneos aumentando a produção de óxido nítrico ( R , R2 ).
Também previne a peroxidação de gordura do LDL (lipoproteína de baixa densidade), o que reduz os riscos de endurecimento das artérias ( R ).
Também diminuiu a pressão arterial em ratos hipertensos ( R , R2 ).
É um antioxidante
A substância presente no chá exerce um efeito antioxidante dose-dependente ( R ).
Também restaurou a capacidade antioxidante das células do fígado, o que ajuda a prevenir lesões no fígado ( R ).
Em ratos, reduziu o dano oxidativo e parou a inflamação ( R ).
Usos Da L-Teanina
Ao contrário de muitos outros aminoácidos ou análogos de aminoácidos, a L-teanina apenas está presente naturalmente em uma planta – Camellia sinensis – sendo esta a melhor forma de a adquirir, bebendo chá.
A presença deste composto é apenas uma das muitas razões benéficas para incluir mais chá na sua dieta. Além de beber chá, existem também os suplementos sintéticos deste análogo, disponíveis em todo o mundo.
É melhor tomar o suplemento juntamente com alimentos para evitar dores de estômago e melhorar a absorção.
Dosagem indicada
A dosagem apropriada depende da idade e da saúde do usuário. No meu caso, 50 a 200 mg de teanina tomados diariamente têm proporcionado ótimos benefícios na saúde ( R ). Recomendo certamente!
Fontes Naturais
Efeitos Colaterais
Embora esse composto possa ter muitos benefícios para o corpo, ele também pode causar vários efeitos colaterais, incluindo os seguintes:
- Complicações na gravidez
- Dores de cabeça
- Tonturas
- Diarreia
Estes efeitos colaterais são mais frequentes em pessoas que abusam do suplemento, o que não é inerentemente perigoso, embora possa agravar os problemas gastrointestinais.
A L-teanina é também conhecida por complementar os efeitos da cafeína no organismo, portanto, consumir muito deste analógico, além da cafeína, pode ter um impacto negativo no sistema nervoso.
O impacto que o composto pode ter na produção e liberação de hormônios significa que as mulheres grávidas e lactantes devem evitar o seu consumo.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.