A Baía de La Isabela, República Dominicana

Revisado por Andre a 23 outubro 2018

Situada numa das zonas mais escarpadas do país e ladeada de praias, La Isabela respira história, sendo o local da primeira colónia permanente das Américas.

A baía protege uma parte plácita do oceano, enquanto uma praia de areia branca permanece igual ao que deve ter sido quando Critovão Colombo dicidiu estabelecer uma cidade neste local, dando-lhe o nome em honra de uma rainha espanhola.

As ruínas de La Isabela dão uma forte impressão desse momento decisivo, mas é a sua localização, assim como a exposição arquiológica , que tornam este local especial.

Um percurso através de terreno acidentado é recompensado por uma explicação inesquecível de como o curso da história mudou.

Atracções a não perder:

Parque Nacional Histórico La Isabela; A Povoação; Casa de Colombo; Cemitério; Museu;  Playa Isabela; Templo de las Américas; Laguna Estero Hondo; Praia Punta Rucia; Cayo Paraiso

Parque Nacional Histórico La Isabela

Um parque nacional protegido, gradualmente escavado desde os anos 50 , é o local da cólonia original e situa-se num promontório, uma extensão de areia vermelha com acácias e caminhos que conduzem os visitantes pelos vestigios arquitectónicos.

A Povoação

Pequenas paredes de pedra calcária indicam as formações das estruturas de La Isabela, incluindo o que se pensa ser armazéns, uma capela, um hospital rudimentar e uma torre de vigia.

Casa de Colombo

Numa ligeira escarpa com vista para a colónia fica a estrutura da residência de Colombo. Com uma cobertura de colmo, a ruina mostrar que este vivia muna habitação modesta feita de terra e pedra.

Cemitério

O primeiro cemitério cristão do Novo Mundo ocupa uma posiçao costeira e está decorado por uma adição posterior de cruzes brancas. Tanto espanhois como tainos estão enterrados aqui , e, numa das sepulturas, foi exumado um esqueleto cristão.

O Museu da Baía La Isabela

O Museu do parque contém uma exposição compacta mas bem preservada de artefactos tainos , que inclui cerâmica e pontas de setas. As legendas estão em espanhol mas a exposição é interessante e inclui uma maqueta da nau Santa Maria.

Playa Isabela (Praia Isabela)

A praia, onde o lento rio Bajabonico se encontra com o mar , é uma faixa de areia perto da qual navegam pequenos barcos de pesca á linha. Há poucas comodidades, por isso vá preparado.

Templo de las Américas ( templo das americas)

Esta igreja colonial é uma mistura de pedra caiada e tijolo, construida em 1990, para comemorar o 500º aniversário da chegada de Colombo. O papa João Paulo II celebrou aqui uma missa em 1992.

Laguna Estero Hondo

Pode explorar um dos mais bem preservados mangais da região numa excursão de barco através da lagoa. Os mangais são verdadeiros santuários de aves, e pode ter a sorte de conseguir ver o raro manatim.

Praia Punta Rucia

Esta é a mais loga extensão de areia branca e água limpida, onde pequenos restaurantes e lojas fornecem bebidas frecas e peixe acabado de pescar. Punta Russia é uma das praias mais lindas da republica dominicana, situada na zona norte, possui uma riqueza imensa em flora e fauna. É um dos poucos Lugares, e considerado de exelencia para fotografar alguns dos peixe-bois, vacas marinhas ou manatis que habitam nesta região.

Cayo Paraiso

Um pequeno banco circular de areia banhado de sol e rodeado de corais e águas limpidas. O recife pode ser visitado numa excursão de barco que parte de Punta Rucia ou da aldeia de Castillo.

Fotos de La Isabela (República Dominicana)

Pôr do Sol em La Isabela

Praia de La Isabela

Ruínas de La Isabela

zona colonial de La Isabela

Dique em La Isabela

Informações e Dicas preciosas

– Os guias “oficiais” do parque nacional devem acompanhar os visitantes e esperam gorjeta. O guia Celestino Torres fala inglês.

– As estradas em volta de La Isabela são esburacadas e por vezes povoadas por rebanhos de cabras. Conduzir de noite não é boa ideia

. Parque Nacional Histórico la Isabela : Aberto das 8h  ás 17h diariamente, entrada por pessoa $3
. Museu : Aberto das 9h ás 17h30  de segunda a sabado , entrada por pessoa $2
. Templo de las Américas : Aberto das 9h ás 17h diariamente, entrada gratuita

Momentos na História

O erro de Trujillo

O potencial arquiológico de la Isabela foi reconhecido pelo ditador Trujillo mas , quando este mandou limpar o local , os trabalhadores zelosos deitaram ao mar a maior parte dos achados. Os habitantes e os caçadores de tesouros foram também responsaveis pela remoção de valiosos artefactos.