Laser para Eliminar rugas e rejuvenescer a pele

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Eliminar rugas de expressãopés de galinha, rugas em redor dos lábios, sulcos, defeitos e rejuvenescer a pele é uma das aplicações possíveis do laser, geralmente conhecido por resurfacing com laser.

Continua depois da Publicidade

Consiste em remover a superfície envelhecida da epiderme, camada por camada, por meio de uma abrasão.

Faz desaparecer rugas, manchas e outras imperfeições, deixando intacta a camada de baixo.

Novo Tratamento: Fractional Eye Lifiting – FOTOS ANTES E DEPOIS

Paralelamente, produz um efeito térmico que estimula a produção de elastina e a renovação das fibras de colagénio, resultando num aumento notável da firmeza cutânea.

Pode ser efectuado no rosto e no corpo (mãos, pescoço e decote, por exemplo) e, quanto mais envelhecida estiver a pele, melhores são os resultados.

Os lasers resurfacing parciais, em rugas ou vincos localizados, raramente obtêm resultados satisfatórios.

O laser ressurfacing é um dos tratamentos mais eficazes na remoção das rugas, nos dias de hoje. Quando as sessões de tratamento são bem sucedidas consegue rejuvenescer a paciente em aproximadamente dez a vinte anos, e os resultados são duradouros, cerca de dez anos.

Esta técnica pode ser aplicada nas áreas em redor dos olhos e da boca, porém quando aplicada isoladamente não consegue eliminar totalmente os pés de galinha que tanto nos incomoda.

No caso das rugas existem outros lasers, como o de gás carbônico, laser Erbium ou o fotorrejuvenescimento (estes são tratamentos mais leves).

O fotorejuvenescimento pode ser aplicado no tratamento das rugas do rosto e utiliza um laser com menor energia.

Assim, ele consegue estimular a pele, mas não remove os tecidos; como estes são lasers menos invasivos, o seus resultados tambem são menos pronunciados.

Tal o é que podem ser usados com total segurança em locais de pele mais delicada, e não causam qualquer irritação na pele.

Das ultimas novidades no campo da estética está presente a técnica de ressurfacing com radiofrequência, esta é nova e promissora, e mostra ser tão eficaz quanto o laser e com a vantagem de causar menos dor e recuperação mais rápida.

Laser CO2 contínuo

Indicações: Este é ums espécie de superbisturi eléctrico que melhora as sequelas operatórias, sobretudo a cicatrização, e é geralmente utilizado na cirurgia das pálpebras e na remoção de lesões dermatológicas do tipo das verrugas, e pode ser usado em peles escuras.

Efeitos secundários: produz sequelas operatórias vulgares, ligadas à intervenção, independentemente do instrumento utilizado.
Atenção: este não se utiliza para tratar rugas.

Continua depois da Publicidade

Laser CO2 Pulsado

Indicações: Indicado no alisamento e tratamento das rugas profundas do rosto. Não é aconselhável para peles escuras, a partir de um fotótipo III, o risco de manchar é grande.

Efeitos secundários: edema prolongado, vermelhidão durante um a dois meses e, em alguns casos, manchas claras ou escuras, temporárias.

Convém prever duas a três semanas sem sair de casa, mais alguns meses com ecrã total e eventualmente maquilhagem própria para disfarçar a vermelhidão.

Atenção: não pode ser usado no pescoço e não é aconselhável para as mãos e decote.

Laser Alexandrite

Indicações: alisar e reduzir rugas e rídulas superficiais do rosto, mãos, pescoço e colo.

Efeitos secundários: vermelhidão durante duas a quatro semanas.

A opinião do especialista

O laser CO2 Pulsado, o mais antigo dos lasers de resurfacing, é muito eficaz no tratamento de rugas profundas e ainda bastante utilizado.

O risco de deixar cicatrizes hipertróficas, manchas ou couperose não é de desprezar e a recuperação total é lenta, se comparada com a dos lasers mais modernos.

O laser Erbium Yag é o menos agressivo de todos, o que proporciona uma recuperação mais rápida e menor risco de sequelas.

Nenhum dos dois é aconselhável para peles escuras, a partir de um fotótipo III, devido às quais pode causar uma hipopigmentação (manchas claras). Esta complicação, inerente a qualquer tratamento com laser, está relacionada com a destruição de melanócitos e é tanto mais visível quanto mais morena for a pele.

Quem pode utilizá-lo?

Os aparelhos laser estão classificados de I a IV, em função dos riscos que apresentam para a pele e os olhos. A categoria I é desprovida de perigo; a categoria II não apresenta riscos para os olhos se a sua utilização for de curta direcção e a categoria III pode lesar o olho se este for tocado pelo raio sem estar protegido.

Qualquer um dos referidos neste artigo é um laser do tipo médico cirúrgico, pertencente à categoria IV, classificada como perigosa para a pele e os olhos, seja em radiação directa ou indirecta, em caso de reflexão do feixe sobre os tecidos ou sobre os instrumentos.

Estes aparelhos deveriam ser manipulados apenas por médicos devidamente formados, ou sob a sua rigorosa supervisão. Ora, como não existe ainda legislação sobre esta matéria, isto nem sempre acontece. Logo, seja prudente:

• Antes de fazer um tratamento destes, fale com um médico da sua confiança para saber se o laser é realmente indicado para o seu caso;

• faça-o apenas com um médico ou sob a sua orientação;

Continua depois da Publicidade

• tente saber onde é que ele recebeu formação e certifique-se de que tem bastante experiência no tipo de tratamento em questão;

• tente falar com pessoas que tenham feito o mesmo tratamento;

• lembre-se que o laser não deve ser utilizado numa pele bronzeada.

Quanto custa – Preços

Brasil: O preço médio ronda os 600 a 900 reais cada sessão.

Conheça 19 Remédios Caseiros para Eliminar as Rugas Debaixo dos Olhos

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24