Laser – Tatuagem e Manchas da Pele

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Actualmente, o laser é a única técnica eficaz para remover tatuagens. O resultado, na maioria dos casos é bastante aceitável, depende da profundidade, da antiguidade do pigmento (quanto mais antiga for a tatuagem, mais fácil é de remover) e do número de cores.

Utilizam-se, para este fim, diversos lasers próprios para lesões pigmentadas, que permitem eliminar igualmente nevos, sardas, manchas de café com leite e manchas senis, bem como as cicatrizes, incrustações de asfalto que podem ficar depois de um acidente de moto. Neste caso, a substância cromófora que atrai a radiação é o pigmento, pelo que a escolha do ou dos lasers mais indicados depende da cor das lesões.

Laser fraxel no tratamento de cicatrizes de acne – FOTOS ANTES E DEPOIS

Laser Yag
Indicações do laser YAG:
tatuagens vermelhas, pretas, azuis ou castanhas. É o laser mais seguro para as peles escuras.
Efeitos secundários: eventuais hemorragias, surgimento de pigmentações escuras em certos casos.

Laser Ruby
Indicações do laser RUBI:
tatuagens verdes, pretas, azuis ou castanhas. Não deve ser usado em peles escuras.
Efeitos secundários: manchas brancas na pele (hipopigmentação) ou manchas escuras (hiperpigmentação).

Laser Alexandrite
Indicações do laser ALEXANDRITE:
tatuagens pretas, azuis, violetas ou castanhas. Incrustações de asfalto e marcas resultantes de tratamentos com radioterapia. Relativamente seguro para peles escuras.
Efeitos secundários: manchas brancas ou escuras, mas menos do que com o tratamento Ruby.

A opinião do especialista

Estes lasers têm alvos de cor precisos e muitas vezes completam-se, podendo utilizar-se vários para remover uma tatuagem de várias cores. Devem utilizar-se com prudência em peles escuras, devido aos riscos de descoloração.

O tratamento a laser exige uma forte motivação, porque precisa de várias sessões, espaçadas por alguns meses. Só se devem tratar desta forma lesões pigmentadas benignas, porque o laser destrói o tecido, não permitindo detectar a eventual existência de células cancerígenas.

Outros tipos de laser que apagam as manchas da pele

Laser Quantum: Este é atualmente o mais utilizado para remover as manchas avermelhadas nas zonas do pescoço. Tambem têm-se mostrado bastante aficaz no tratamento de melanoses.

Laser co2 Fraccionado: O laser co2 fracionado tem várias aplicações. Pode ser usado para minimizar cicatrizes de acne, ou outros tipos de cicatrizes, estrias, melanoses, manchas de pele, rugas e queratoses.

Luz intensa pulsada: A luz intensa pulsada é mais uma rainha no que respeita a tratar manchas. A luz é atraída pelos proprios pigmentos da pele, conseguindo assim destruir as células manchadas. Depois da aplicação do laser, surgem pequenas crostas, que desaparecem em 10 dias. O aparelho StarLux, Harmony e Quantum são os nomes de alguns equipamentos que utilizam a luz intensa pulsada.
Número de sessões necessario: Os especialistas recomendam quatro, com intervalos de quinze dias ou mensais.
Brasil: O Preço por cada sessão é de cerca de 850 reais.

Fraxel laser: Este é um laser menos agressivo. O laser fraxel é um equipamento desenvolvido para atingir os pontos intercalados da camada superficial da pele em vez de tratá-la na sua totalidade. Desta forma consegue-se uma melhor renovação da epiderme para tratar a mancha em questão. Depois do tratamento não se assuste pois o rosto normalmente fica vermelho e um pouco inchado durante dois dias ( o ideal e o mais recomendado é ficar em casa nesses), e, depois, a pele descama. Este laser é o indicado por médicos especialmente para tratar melasmas, que são manchas causadas por hormônios.
Número de sessões essenciais: no mínimo são aconselhadas três consultas, com intervalos entre cinco e quinze dias. Os Preços por sessão no Brazil variam de 1500 a 3000 reais cada.

Terapia fotodinâmica com ácido aminolevulínico: Principalmente conhecida para tratar o cancro da pele, essa terapia tem mostrado ser muito eficaz para recuperar as melanoses solares, estas são um tipo de manchas de quem não se cuidou devidamente no verão. Esse tratamento é feito recorrendo-se ao ácido aminolevulínico, uma substância que potencia os efeitos da luz utilizada na terapia fotodinâmica. Uma das grandes vantagens desta tecnica é que dá para aplicá-la apenas sobre o local a tratar (as manchas), sem de modo algum danificar as áreas em redor. Atenção, nos primeiros dias a pele pode descamar, mas é o normal o tratamento. O número de sessões necessarias variam de uma a três, conforme a gravidade do problema a resilver. No Brazil o preço por sessão oscila entre 1000 1400 reais.

Vantagens e desvantagens do Laser em comparação com um simples peeling

Uma das vantagem é que estes equipamentos proporcionam resultados mais efectivos e rápidos. Na grande maioria das vezes apenas na primeira sessão já são obvios os resultados. Existem pelo menos duas desvantagens: a primeira é que o custo tem valores altíssimos se o quisermos seguir á risca (3 ou 4 sessões). O segundo contra é que alguns especialistas não garantem resultados mais eficazes do que uma sequência de peelings superficiais.

Informe-se pois existem equipamentos excelentes para eliminar manchas da pele e tatuagens.

Ler Também:

–  Laser co2 fracionado

–  Laser smartxide dot

–  Laser Medico – Laser em Dermatologia