3 ingredientes perfeitos para uma respiração saudável, livre de bactérias e alergias: água, sal e bicarbonato.
Esta receita para lavagem nasal com uma solução salina constituí um alívio enorme para todas as pessoas com sinusite crônica, asma ou problemas de rinite alérgica, evitando por vezes a necessidade de toma de medicamentos.
Sofre de infecções crônicas ou infecções agudas dos seios paranasais?
Sabia que lavar os seios pode ser bastante útil na eliminação e ajuda na redução do excesso de muco (ranho) que lhe está a congestionar o nariz?
É verdade, se costuma sofrer com as constantes visitas da rinite alérgica, esta lavagem nasal poderá causar-lhe um grande alívio ao eliminar os alérgenos das fossas nasais e dos seios paranasais, causadores da maldita alergia.
O processo de limpeza é bastante simples, no entanto, no início pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, basta olharmos para a imagem acima, estranho, não?
Atualmente é possível realizar a compra de vários tipos de dispositivos para lavagem nasal sem a necessidade de receita médica.
São fáceis de usar e podem ser comprados na maioria das farmácias.
Pode também fazer a sua própria receita caseira, necessitando apenas de três ingredientes, água, sal e bicarbonato.
Receita de Lavagem nasal com água, sal e bicarbonato
Ingredientes
- Sal puro, sem iodo, sem antiaglomerantes (aditivos alimentares) ou conservantes (uma vez que estes podem irritar o tecido nasal).
- Bicarbonato de sódio.
- 250 ml de água morna, destilada ou fervida.
O sal de cozinha normal, refinado, o que é vendido em supermercados, para além de não ser 100% puro e conter iodo na sua composição, possuí ainda outras substâncias químicas.
Estas substâncias são adicionadas ao sal durante o processo de refinação e tratamento de forma a evitarem a formação de pedras, em ambientes úmidos.
No entanto, são substâncias que podem causar irritação nasal e piorar ainda mais a alergia.
Como fazer?
Num recipiente limpo adicione 3 colheres de chá de sal sem iodo, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e guarde num pequeno recipiente hermético.
De seguida adicione uma colher de chá dessa mistura a 250 ml de água morna, destilada ou fervida.
Use quantidades menores dos ingredientes citados para fazer uma solução mais suave, ou em casos de sentir queimação, ardor, irritação ou coceira.
No caso das crianças, utilize apenas meia colher de chá da mistura em 125 ml de água morna.
Que dispositivo usar?
A escolha é sua.
Use o que se adapte melhor a si! Utilizando uma seringa nasal, aspirador nasal, pote nasal (neti pot) conhecido como Nasalpote, utilizado na técnica de purificação Indiana jala neti, realize a lavagem seguindo o passos descritos:
1. Coloque a solução salina no dispositivo. Incline a cabeça sobre o lavatório (ou no duche).
Com suavidade, coloque cerca 125 ml da solução na parte superior da fossa nasal direita.
Respire normalmente através da boca.
Após poucos segundos, a solução deverá sair através da fossa nasal esquerda. Rode a cabeça para o outro lado e repita o processo no lado esquerdo.
2. Ajuste a posição da cabeça conforme seja necessário para que a solução não entre na garganta nem nos olhos.
3. Assoe o nariz com suavidade para evitar que a solução entre no ouvido e cause desconforto e irritação.
4. Após realizar a lavagem pode continuar a usar o medicamento nasal que normalmente utiliza, embora com esta lavagem já possa observar uma melhoria significativa no funcionamento nasal e respiração.
Não realize a lavagem dos seios nasais através deste método se as vias nasais estiverem muito bloqueadas.
Como em qualquer outro procedimento médico, assegure-se sempre de falar com o seu médico antes de realizar a lavagem nasal, que deve ser sempre realizada sem experienciar qualquer tipo de desconforto, dor, sangramento nasal ou efeito colateral.
O alergologista/imunologista é o profissional de saúde com a capacidade e experiência em diagnosticar com exactidão a sua doença e implementar um plano de tratamento para ajudá-lo a sentir-se melhor.
Conheça os 5 Benefícios Incríveis de Beber Água Morna com Mel de estômago vazio
Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.