Leiria

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O Castelo de Leiria é uma das maiores atracções turísticas locais. Monumento altaneiro foi mandado reconstruir por D. Afonso Henriques e é, nos dias de hoje, o local onde muitos turistas apreciam as vistas sobre a cidade.

Foi D. Afonso III que reuniu as Cortes em Leiria e mandou plantar a Mata Nacional de Leiria, que depois D. Dinis desenvolveu e ordenou territorialmente. O secular pinhal tem umas convidativas pistas para ciclistas, no entanto, os percursos pedestres são também muito usados para conhecer este património natural.

É na Beira Litoral que Leiria se situa, tendo o Lis como o rio mais importante. A gastronomia local apresenta a morcela de arroz, como um dos pratos mais típicos. Nos doces regionais, as Brisas do Lis e a lampreia de ovos adoçam a boca dos comensais. Todos os anos, em Maio, tem lugar a feira anual de Leiria, com muita animação e milhares de curiosos que a visitam.

A Praia de Pedrógão é a maior praia desta região, com um extenso e aprazível areal. Para mais passeios na natureza devem também ser visitadas a Lagoa da Ervideira e a Mata Municipal de Marrazes.

São muitos os monumentos classificados que fazem parte do património local como a Igreja da Misericórdia, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, a Sé Catedral e o Convento de Santo Agostinho. Ainda nesta região é possível usufruir das Termas de Monte Real, muito conhecidas pela sua riqueza em águas medicinais.

Video – Termas de Monte Real

O Museu da Imagem em Movimento e o Museu da Fábrica de Cimentos Maceira-Lis também recebem visitas, sendo que o segundo mostra o património relativo à fábrica e à história da indústria em Portugal. Ali perto pode-se ver a primeira locomotiva a vapor da fábrica e o moinho de vento da mesma.

A Não Perder:

Sé de Leiria
Castelo e Paço Real de Leiria
Tromba Rija

Outras Sugestões:

Onde ir

– Capela de São Pedro
– Casa da Câmara de Monte Real
– Convento de Santo Agostinho e antigo Seminário
– Convento de Santo António dos Capuchos em Leiria
– Igreja de Nossa Senhora da Pena
– Igreja e Convento de São Francisco
– Torre de Menagem de Leiria
– Torre Sineira do Largo Doutor Manuel de Arriaga

O Que Ver

– Museu do Casal de Monte Redondo

Onde Comer

– Restaurante Moinho do Rouco
– Restaurante O Buraco da Nova

Onde Dormir

– Hotel Center Leiria
– Hotel Dom João III
– Hotel São Luís

O que Fazer

Jardim Luís de Camões
Miradouro da Rua Ernesto Korrodi

Região de Leiria – Uma Terra de Contrastes

Entre o mar e a serra, a tradição e a modernidade, o interior e o litoral, a urbanidade e a ruralidade, o distrito de Leiria e concelho de Ourém são uma região sustentada em diversidades. Diversidades que a tornam numa das zonas mais marcantes do centro do país.

A grande pujança económica desta região é visível quer nos índices da industrialização, quer no número de empresas, quer ainda nos índices da população activa. Sublinhe-se a importância e notoriedade de algumas empresas e sectores de relevo nacional e internacional, como são exemplo os cristais de Alcobaça, ou o vidro e os moldes da Marinha Grande.

As referências históricas apontam já para a azáfama das populações na luta, ao longo dos tempos, contra as várias adversidades que assolaram esta região, nomeadamente, as lutas da conquista e reconquista de Portugal e, mais tarde, as invasões francesas. Estes e outros marcos estão retidos em memórias espalhadas pelos dezasseis concelhos do distrito de Leiria e concelho de Ourém, proporcionando magníficos roteiros históricos.

E, porque não é só de história que vive o turismo da região, o grande destaque vai, naturalmente, para a especificidade de Fátima, cidade altar do mundo onde afluem, anualmente, mais de cinco milhões de peregrinos. A ligação do mar à serra, marca decisivamente os sabores regionais. A escolha é farta, seja o gosto doce ou salgado, numa gastronomia rica, presente nas diversas feiras que cada concelho vai promovendo, em nome dos seus pratos mais apreciados.

Com mais de 500 mil habitantes, o distrito de Leiria e concelho de Ourém, ocupam uma área de quase quatro mil quilómetros quadrados, que aqui se retratam em todas as suas vivências.