Leite de Coco: Como Fazer, Composição Nutricional e 8 Potenciais Benefícios para a Saúde

Houve muitas discussões recentemente sobre o leite de coco, bem como, vários outros produtos de coco disponíveis no mercado, como a água de coco, o creme de coco e o óleo de coco.

Embora cada um deles seja ligeiramente diferente, é importante compreender as distinções, bem como os potenciais benefícios para a saúde que o leite de coco contém.

Leite De Coco

O que é o leite de coco?

O leite de coco é um derivado direto do Mesocarpo ou polpa do coco (a parte branca). Dependendo de como se prepara, e de quantas vezes se escorre, o creme do coco pode criar um leite de coco com conteúdo de gordura variável.

Conhecido por ser um ótimo substituto para os veganos, bem como aqueles com intolerância à lactose, o leite de coco pode ter uma série de benefícios impressionantes para a saúde, quando usado com moderação.

Basicamente, o leite de coco é a combinação de dois produtos separados de coco — água de coco e o creme de coco.

Este tipo de leite é espesso e cremoso, mas pode ser diluído através de fervuras repetidas, especialmente se deseja usar o leite em sobremesas ou outros molhos cremosos.

Usado como uma importante fonte de nutrientes em certas áreas tropicais, a popularidade do leite de coco está a aumentar em outras partes do mundo, graças à sua composição nutricional e potenciais benefícios para a saúde.

Composição Nutricional do leite de coco

Leite De Coco

O leite de coco é uma ótima fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês, bem como, vitamina C, folato, selénio e outros minerais.

Dito isto, o leite de coco também é rico em certas gorduras saturadas, e é por isso que precisa ser consumido com moderação.

Curiosamente, um único copo também fornece uma quantidade decente de proteína e fibra, tornando esta uma bebida equilibrada e inesperadamente nutritiva.

Benefícios do leite de coco para a saúde

Existem alguns benefícios para a saúde, ligados a este tipo de leite, incluindo a sua capacidade de melhorar a digestão, aumentar a circulação, reduzir a inflamação, proteger a saúde cardiovascular, estimular a perda de peso e aumentar a energia, entre outros.

Protege o coração

Com uma quantidade significativa de ácidos gordos de cadeia média, o leite de coco tem um teor bastante elevado de gordura, mas estas são considerados gorduras “boas” que podem ajudar a estabilizar a saúde do coração.

Mais especificamente, estudos descobriram que o consumo moderado de leite de coco pode baixar os níveis de colesterol “mau” e aumentar os níveis de HDL  “colesterol bom” no organismo, o que impede o desenvolvimento de aterosclerose e reduz o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral.

Outras pesquisas argumentam que o leite de coco também diminui os níveis de triglicerídeos e pode prevenir doenças coronárias. No entanto, uma quantidade excessiva deste leite terá o efeito oposto.

Melhora a Função Nervosa

Os vários minerais que são encontrados no leite de coco têm um efeito notável sobre os níveis de eletrólitos no corpo.

É através do fluido eletrólito do seu corpo que todos os sinais do sistema nervoso alcançam as outras partes do corpo, incluindo todos os seus músculos e células.

Ao otimizar os seus níveis de eletrólitos com leite de coco, a sua função muscular e atividade geral do sistema nervoso funcionará melhor.

Aumenta a energia

Conforme mencionado acima, os ácidos gordos de cadeia média são encontrados em níveis elevados nos óleos de coco e, ao contrário de outras formas de gordura, isso é metabolizado diretamente pelo fígado, sendo o subproduto das cetonas.

Estas são pacotes de energia mais saudáveis e concentrados e podem dar-lhe um impulso cognitivo e físico quando mais precisar.

Perda de peso

Os tipos específicos de ácidos gordos encontrados no leite de coco são capazes de aumentar o metabolismo de várias formas, enquanto suprime a fome e resulta em menor consumo de calorias ao longo do dia.

Ao aumentar a queima de calorias num nível passivo, este leite pode ajudá-lo a perder peso mesmo quando não está a exercitar.

Ajuda na digestão

Embora a maior parte da fibra alimentar deste leite seja coada e descartada quando feita em casa, ainda existem alguns benefícios que o consumo regular desse leite pode oferecer para o sistema digestivo.

A natureza anti-inflamatória natural desta bebida ajudará a reduzir o desconforto no estômago e, até mesmo, ajudar a promover melhor mobilidade intestinal, aliviando assim os sintomas da constipação.

Melhora a Circulação Sanguínea

O leite de coco é uma excelente fonte de ferro, que é requerido pelo corpo para a produção de glóbulos vermelhos.

Ao prevenir a anemia, este leite pode aumentar o fluxo sanguíneo e a oxigenação das áreas do corpo que mais precisam de recursos.

Reduz a inflamação

Existem diferentes e tradicionais usos do leite de coco que se relacionam com a inflamação, particularmente se é um sofredor crónico de artrite, gota, dores de cabeça ou síndrome do intestino irritável.

Enquanto as propriedades antibacterianas do leite ajudam a neutralizar infeções subjacentes, as propriedades anti-inflamatórias aliviarão o inchaço, vermelhidão e desconforto.

Trata úlceras

Algumas pesquisas mostraram que o consumo regular deste leite pode levar ao tamanho reduzido de úlceras estomacais, e até se demonstrou tão eficaz quanto os tratamentos farmacêuticos.

Para aqueles que preferem remédios naturais, esta é uma excelente opção para úlceras de qualquer tipo.

Como fazer leite de coco?

Como Fazer Leite De Coco

Pode fazer o seu próprio leite de coco em casa com bastante facilidade, e isso também garante que se conheça tudo o que é adicionado.

Embora existam muitas empresas confiáveis que vendem esta variedade de leite, o recente aumento de popularidade também aumentou o número de opções, algumas das quais menos saudáveis ou mais altas em gordura do que outras.

Siga as etapas abaixo se desejar produzir o seu próprio leite de coco em casa e colher os seus inúmeros benefícios nutricionais.

Passo 1 — Cortar a carne branca de um coco.

Passo 2 — Aquecer a água até o ponto antes da ebulição e adicionar o coco (não deixe a água ferver).

Passo 3 — Deixar imerso durante 1 a 2 horas.

Passo 4 — Adicionar o coco e a água a um liquidificador. Se desejar adicionar algum extrato de baunilha, este é o momento.

Passo 5 — Misturar bem, depois despejar a mistura numa gaze.

Passo 6 — Apertar todo o leite de coco contra a tela.

Passo 7 — Servir ou armazenar por até 5 dias no frigorífico.

Nota: Se o creme e a água começarem a se separar no frigorífico, simplesmente misture ou agite antes de servir.

Descubra as Diferenças entre o Leite de Coco e a Água de Coco

Referências

http://europepmc.org/abstract/med/10948851
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/
http://online.liebertpub.com/
http://www.mdpi.com/1420-3049/14/12/5144_1
https://www.researchgate.net/publication/11597758
http://www.tandfonline.com/
http://www.jbc.org/content/166/2/627.short
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.2318/full