Leite Materno Contaminado

Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética) a 8 novembro 2018 - Publicado a 28 de setembro de 2014

O leite materno contaminado é um problema que pode surgir no leite materno, e que não é assim tão difícil de acontecer quanto isso.

Chamamos contaminado a qualquer leite materno que possa ser contaminado com substâncias que nele não deveriam estar presentes.

Estas substâncias poderão ser provenientes de diversas origens.

Desde a própria respiração da mãe, a comida que esta ingere ou aquilo que bebe podem provocar infecções e contaminar de forma consequente o seu leite.

Por exemplo, o agrotóxico é uma das substâncias que poderá contaminar o leite materno.

Esta substância faz com que o sistema endócrino do bebê seja severamente afectado, e nesse sentido surjam problemas relativamente à regulação hormonal das hormonas presentes no organismo do bebê.

Assim sendo, desde logo a alimentação que a mãe realiza deverá ser sempre uma alimentação muito cuidada. Preferencialmente, para além de ser uma alimentação saudável e cuidada deverá também ser baseada essencialmente em produtos de origem orgânica.

É importante esta questão de a alimentação ser orgânica e natural porque isso faz com que seja minimizada a ingestão de toxinas e consequentemente o risco de contracção de algum tipo de doenças infecciosas ou microorganismos que possam contaminar o leite.

No caso de mulheres que vivam em ambientes mais rurais será ainda mais importante que alguns cuidados sejam redobrados, nomeadamente na respiração de alguns elementos potencialmente tóxicos que podem estar presentes nas diversas plantações existentes geralmente em zonas rurais.

Para além da questão aqui referida na amamentação, é relevante mencionar que o problema derivado de eventuais contaminações não afeta apenas a amamentação.

Ainda quando o bebê se encontra dentro da barriga da mãe, este poderá vir a ser afectado por alguns agrotóxicos. Nomeadamente, esta contaminação poderá colocar em causa o desenvolvimento do bebê ainda dentro da barriga da mãe.

No entanto, ainda é algo inconclusivo saber definir os limites a partir dos quais as substâncias tóxicas poderão afectar o bebê ainda dentro da barriga da mãe.

Sabe-se, contudo, que substâncias como o álcool ou medicamentos passam para o bebê através do sangue, pelo que se pode começar logo por aqui a evitar alguns problemas que possam vir a ocorrer mais tarde.

Descubra os Benefícios do Leite Achocolatado