-->Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) - Educar Saúde

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

Publicado em 15/05/2012. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Uma lesão do ligamento cruzado anterior consiste em alongar excessivamente ou em romper o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho. O rasgo pode ser parcial ou completo.

Considerações

A articulação do joelho está localizada onde a extremidade do osso da coxa (fémur) se encontra com o topo do osso da canela (tíbia). Quatro ligamentos principais ligam esses dois ossos:

• O ligamento colateral medial (LCM) percorre o interior do joelho e impede que o joelho se dobre para fora.
• O ligamento colateral lateral (LCL) encontra-se ao longo do exterior do joelho e impede que o joelho se dobre para dentro
• O ligamento cruzado anterior (LCA) fica no meio do joelho. Ele impede que o osso da canela deslize para fora em frente do osso da coxa.
• O ligamento cruzado posterior (LCP) trabalha com o LCA. Ele impede que o osso da canela deslize para trás para baixodo fémur. As mulheres estão mais propensas a lesionar o LCA que os homens.

Causas do lesão do ligamento cruzado

Uma lesão do LCA pode ocorrer se você:

• Receber uma pancadacom muita força na área lateral do joelho, por exemplo durante uma entrada no futebol
• Estender em demasia a articulação do joelho
• Parar de se mover rapidamente e mudar de direcçãoenquanto corre, a aterragem de um salto ou virar-se de forma brusca

O basquetebol, futebol, futebol americano e esqui são desportos onde é comumhaver roturas do LCA. Lesões do LCA ocorrem frequentemente com outras lesões. Por exemplo, uma rotura do LCA normalmente ocorre juntamente com uma rotura do LCM e a cartilagem que absorve o choque no joelho (menisco lateral).

A maioria das roturas da LCA encontra-se no meio do ligamento ou quando o ligamento é puxado para fora do osso da coxa. Estas lesões formam uma lacuna entre as bordas rasgadas e não se curam por si próprias.

Sintomas do lesão do ligamento cruzado

Os sintomas iniciais são:

• Um som de estalar no momento da lesão
• Inchaçono joelho nas primeiras 6 horas de lesão
• Dor, especialmente quando você tenta colocar o peso do corpo sobre a perna lesionada

Pessoas que têm apenas um ferimento leve podemnotar que o joelho parece instável ou parece desfalecer quando usado.

Primeiros Socorros

Consulte o seu médico se você acha que tem uma lesão no LCA. Não pratique desportos ou outras actividades até que tenha sido visto por um médico e recebido tratamento. O seu médico poderá realizar uma ressonância magnética ao joelho. Isto pode confirmar o diagnóstico e também pode mostrar outras lesões no joelho.

Primeiros socorros para uma lesão do LCA podem incluir:

• Elevar a perna acima do nível do coração
• Colocar gelo no joelho
• Apaziguar a dor comanti-inflamatórios não-esteróides (como ibuprofeno)

Você pode necessitar de:

• Muletas para andar até o inchaço e a dor ficarem melhores
• Fisioterapia para ajudar a melhorar a mobilidade das articulações e ganhar força nas pernas
• Cirurgia para reconstruir o LCA

Algumas pessoas podem viver e funcionar normalmente com um LCA rasgado. No entanto, a maioria das pessoas queixam-se de que o joelho é instável e pode “ceder” com a actividade física. Roturas do LCA não tratadas podem levar a danos posteriores no joelho.

O QUE NÃO DEVE FAZER

• Não mova o joelho se teve uma lesão grave.
• Utilize uma tala para manter o joelho recto até ser visto por um médico.
• NÃO volte a praticar desporto ou realizar outras actividadesfísicas até que tenha sido tratado.

Quando entrar em contacto com um médico

Qualquer pessoa com uma lesão grave no joelho deve procurar atendimento médico para fazerraios-X e ser avaliado. Se o pé ficar frio e azul depois de uma lesão no joelho, a articulação do joelho pode ter sido deslocada e os vasos sanguíneos até ao pé podemestardanificados. Estes casos são uma emergência médica que requerem ajuda profissional imediata.

Prevenção da lesão do ligamento cruzado

Use técnicas adequadas ao praticar desportos ou exercícios físicos. Alguns programas universitários desportivos ensinam os atletas a reduzir o stressaplicado ao LCA.

O uso de protecções para o joelho duranteactividades atléticas agressivas (como o futebol) é controverso, e não foi demonstrado que tal reduza o número de lesões no joelho.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.